Instale em você um botão de mentira que funciona de verdade

maopower

Que tal criar um botão de mentirinha no seu corpo, mas que funciona de verdade?

Tipo um “shazam”, um “supergêmeos ativar” ou “pelos poderes de Greyskull”, só que na forma de botão desenhado no seu corpo. Um gatilho, que dispara uma transformação.

Fantasia de criança? Pode ser, mas pergunte para qualquer criança se funciona ou não. É que depois que a gente cresce, esquece como fazer.

Essa “mágica” é muito antiga. Vem desde as técnicas ancestrais de meditação, depois foi meio que apropriada pela hipnose e mais adiante pela Programação Neuro Linguística, que adora esse tipo de coisa. Eu prefiro chamar de placebo, mas você pode chamar como quiser, porque isso não faz diferença nenhuma. Melhor ainda se não precisar rotular de nada, apenas experimente, treine e e veja se funciona com você. Se funcionar, você vai ter um botão de mentirinha que funciona de verdade.

01. Desenhe um botão

Desenhe com uma canetinha. Escolha um lugar fácil de clicar. Tem gente que faz até tatuagem do botão. Se você preferir, pode ser também um outro tipo de gatilho. Um clássico é juntar o polegar com o indicador ou com o dedo médio (como faz o pessoal da meditação. A vantagem deste é que você pode usar sem tirar a mão do bolso, nem precisa olhar).

Uma abordagem mais pop também vale. Uma moeda, apertar um brinco ou o lóbulo da orelha. Lembre-se que você vai se transformar em alguém com poderes especiais, escolha o seu gatilho com criatividade, mas nada muito complicado. Neste post vamos usar o botão.

hands

02. Escolha o super poder que o botão vai disparar

Super concentração. Muito útil em dias de prova ou para ler livros.

Super energia. Esportes em geral. Funciona como o botão turbo do videogame.

Super calma. Eu, como convivo com ataques de pânico há mais de 20 anos, uso bastante este.

Mudança de personalidade. O mais divertido. Aperte o botão e vire um personagem, enxergue tudo através dos olhos dele. Vire um espião para aguçar sua perspicácia, vire um grande orador antes de fazer uma palestra, vire um grande músico para tocar melhor. Você também pode fazer assim: faça “surgir” um nome de alguém que você quer emular (um ídolo seu em qualquer área, que possa te emprestar suas características por um tempo) e aperte o botão. O Flanders, vizinho dos Simpsons, usa o sistema OQJF (o que Jesus faria) para tomar decisões mais acertadas. Ele tem até uma camiseta.

O que você quiser. Pense com calma.

IMPORTANTE: toda essa fantasia pode te deixar desconfortável no começo, mas ninguém vai saber o que você está fazendo. Chute o balde, você fazia isso todos os dias quando era criança, lembra? Só assim vai funcionar. Mas você vai precisar treinar seu superpoder, repetir várias vezes esse ritual do botão, até seu cérebro criar uma associação entre o gesto e o estado mental. Isso se chama ancoragem. Quando você estiver bem treinado, bastará apertar o botão e automaticamente seu superpoder será ativado.

Se você ainda está em dúvida se isso funciona, na próxima vez que alguma criança pequena se machucar perto de você e começar a chorar, vá até ela e pergunte se ela já apertou o botão anestésico de passar a dor. Se ela te olhar meio desconfiada, essa é a sua deixa. Ela entrou na sua. Clique um botão qualquer nela e diga:

-“Ah, tava desligado! Por isso estava doendo tanto. Pronto, agora eu liguei. Já tá fazendo efeito?”

Ela vai parar de chorar (se não for por causa do botão, vai ser por achar que você é louco, mas tudo bem).

Placebo é uma coisa mágica.

Ancoragem é um assunto complexo e isso é só um post. Existem muitas outras formas, outros exemplos e outras tradições. A intenção aqui é apenas compartilhar o conceito de uma forma simples e prática. Só isso.

Escolha seu gatilho. Escolha seu superpoder. Treine. E instale em você um botão que funciona de verdade.

fonte

img: DenisNata/Shutterstock

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More