20 Day Stranger: o app do MIT que quer compartilhar a vida REAL

stranger1

Um app para viver, anônimamente, a vida de outra pessoa, durante 20 dias.

Essa é a proposta do “20 Day Stranger”, projeto conduzido pelo diretor do  Playful Systems research group do Media Lab do MIT,  Kevin Slavin junto com o  Dalai Lama Center for Ethics and Transformative Values.

Funciona assim: durante 20 dias você terá a oportunidade de acompanhar a rotina de uma pessoa que você não conhece. Mas não a versão cuidadosa editada, que normalmente circula pelas redes sociais, mas sim uma que registra percursos, horários e locais usando imagens realistas puxadas da própria internet.

Ou seja: durante 20 dias você acompanha uma pessoa sem que ela interfira nos registros, que ficam por conta do Google e Cia. Assim que o seu parceiro acorda e sai pelo mundo, o “20 Day Stranger” vai rastreando o percurso e puxando fotos relacionadas do Instagram, Foursquare e do Google Maps. Se ele parar no Starbucks da esquina, o app vai baixar imagens de lá e mandar para você, tipo “olha só onde o cara está agora”. A privacidade fica protegida porque nenhum nome e/ou localização é compartilhada.

stranger2

“Estamos tentando compartilhar um mínimo, o suficiente para que a outra pessoa possa imaginar um cotidiano sem disponibilizar nenhuma informação de fato. É algo entre informação e imaginação”

Slavin

Tinsley Galyean, diretor do Dalai Lama Center diz que as plataformas sociais que estão por aí facilitam a conexão com pessoas que a gente conhece, mas possivelmente nos afastam de todas as outras.

O 20 day Stranger, ao contrário, vai tentar criar alguma empatia, mostrando um pouquinho de como é viver a vida de uma outra pessoa. O pareamento será feito sempre com a pessoa mais distante possível, tanto do ponto de vista geográfico como social.

stranger3

Depois dos 20 dias, que é o período mínimo para realmente conseguir entrar no ritmo da vida da outra pessoa, os parceiros terão uma única chance de enviar uma mensagem entre eles, seja para se despedir ou para trocar emails, se quiserem.

“Se funcionar, você terá um modelo de uma vida de um total desconhecido dentro da sua cabeça e, talvez, dentro do seu coração. E se der certo mesmo, você vai perceber que todas as pessoas tem vidas únicas, complexas e ricas”

Stalin

20 DAY STRANGER

Eu diria mais: quem sabe um projeto assim não ajuda a desmestificar as vidas falsas e glamourizadas, compartilhadas por personagens fictícios de nós mesmos nas redes sociais que andam fazendo tanto mal para tanta gente. Principalmente para os mais jovens, que ainda estão formando suas personalidades. Enxergar o extraordinário no ordinário é muito mais legal do que só esse extraordinário fake que circula pelas telas.

Para se candidatar a ser um dos participantes deste projeto, acesse o site oficial.

O 20 Day Stranger deve chegar a App Store em 2 meses. E é do MIT. Vamos ficar de olho.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More