A Melhor Banda de Todos Os Tempos Desde o Início da História da Música Mundial: Moranbong Band

Quem diz isso não sou eu, mas o Grande Líder Norte Coreano Kim Jong-un. Vai discordar?
Muito pouco se sabe sobre o que realmente acontece na Coréia do Norte. Como as informações que saem do país são extremamente raras e controladas, a imaginação sobre a vida no país é preenchida por especulações geopolíticas e paródias americanas, fortalecendo espereótipos que beiram o racismo.
Por outro lado, é fascinante para nossa cultura ocidental se deparar com o que nos parece uma verdadeira distopia, uma sociedade em que a propaganda ao culto do seu líder político alcança níveis estratosféricos de imposição. Para nossos padrões, pura lavagem cerebral (ainda que seja um sonho para alguns diretores de marketing por aí!).
Conheça então a Moranbong Band: banda feminina que teria sido montada diretamente pelo Grande Líder Kim Jong-un, com instrumentos Yamaha que o próprio teria mandado importar. Com visual surpreendentemente moderno, seria uma resposta oficial ao fenômeno K-pop, da Coréia do Sul.
O clipe abaixo é de uma apresentação feita no Réveillon do ano passado, uma grande fantasia pós-moderna entre aplausos sincronizados, roupões coloridos, mísseis, e reverências à Kim Jong-un:
https://www.youtube.com/watch?v=ERLaZ488I6k


Este show inteiro está disponível no Youtube. No começo, você pode ver o próprio Kim Jong-un adentrando o teatro sob uma grande salva de palmas.
https://www.youtube.com/watch?v=QJD0MR_Nuc4


Por fim, uma apresentação mais recente, de abril deste ano:
https://www.youtube.com/watch?v=mgoOQtFck2w


As redes sociais estão em uma fase muito interessante, trazendo informações diretamente de territórios ainda assombrados pelos terríveis fantasmas da II Guerra Mundial. De repente, motivações gravadas em pedra há muitas gerações parecem não mais justificar o sofrimento de hoje. No caso da Coréia do Norte, nunca é demais lembrar que essa é a origem do isolamento ditatorial do país, após a expulsão japonesa, da divisão imposta pelo tratado entre os EUA e Rússia. E das feridas da Guerra da Coréia.
Toda essa história é carregada em cada acorde dos violinos da Morabong Band.

Descobri em um post sobre propaganda da Coréia do Norte no Mashable.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More