Alchemists: board game com toques digitais

Dá pra misturar jogo analógico com componentes digitais? Dá sim e fica divertido. Alchemists é um board game que utiliza um app de celular como integrante de sua mecânica. O jogo faz parte de uma geração de produtos lúdicos que misturam ambas as plataformas; outro bom exemplo dessa categoria é o tabuleiro da série X-COM. Lançado na feira de jogos de Essen do ano passado, o título vem fazendo um barulho bom entre os fãs do gênero.

Em Alchemists, como o título sugere, os jogadores fazem o papel de alquimistas desenvolvendo poções com componentes mágicos buscando conquistar reputação na cidade que habitam. O tabuleiro que utiliza a ideia de action points permite que os players recolham componentes, vendam itens, consigam favores do governo, publiquem estudos, contestem estudos de outros players e mais uma série de ações.

alche2

O app de smartphone é uma sacada interessante e funciona como o “caldeirão” do alquimista. Cada jogador pode misturar duas cartas e o app fotografa as imagens dizendo que tipo de poção estes elementos criam. O aplicativo funciona como a inteligência artificial do jogo gerando os resultados de maneira prática. A partir dos dados gerados no seu celular os players devem começar a anotar informações em um papel para descobrir quais componentes reagem positivamente e quais operam negativamente. Um vídeo com o review do game pode ser conferido a seguir:

Por enquanto a novidade é boa, mas se todo santo game de tabuleiro (ou card) tiver um complemento no tablete/smartphone tende a ficar chato. Outros jogos estão apostando em aplicativos que ajudam a calcular a pontuação do game, como é o caso do app do Seven Wonders.

alche4

Joguei uma partida do Alchemists esse fim de semana e quero jogar de novo. Certamente comprarei para usar em aula. E vamos experimentar coisas novas sempre!

Imagens retiradas do site Board Game Geek.

Go gamers!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More