Promovendo esbarrões amigáveis

unnamed (1)

Por Diogo Rodriguez, jornalista, comandou a divulgação e o conteúdo do Path 2015 e é criador do site meexplica.com.

Antes de qualquer coisa, me declaro altamente suspeito para escrever sobre o Festival Path. Vi o bicho nascer e o considero um sobrinho muito querido. Lembro de estar na sala da casa de um dos criadores com cinco folhas de cartolina e alguns lápis, quebrando a cabeça para montar a grade de palestras. Hoje, isso seria impossível.

Foi no Path que aprendi que eu poderia fazer coisas que nunca havia feito e ouvir coisas que talvez não tivesse a chance de conhecer caso continuasse na bolha da minha profissão – que, convenhamos, anda um pouco repetitiva nos temas do pessimismo, catastrofísmo e baixo-astral.

Foi no Path que ouvi minha mestra e amiga Ana Holanda dizer que o jornalista precisa se colocar nos textos e sentir o que o outro sente, não apenas relatar fatos frios ou fazer reportagens encharcadas no vício da nossa visão limitada. Lá, também bati papo com o Alex Poisé, da marca de roupas Sumemo, e longamente discuti o nosso time coração, o grande alvinegro paulistano do Parque São Jorge.

Tive a chance de perguntar ao Jair Oliveira se ele achava que os músicos estão afastados demais da política (ele acha que sim). Conheci o projeto The Machine to Be Another, do Philippe Bertrand,uma mistura de realidade virtual, documentário e máquina motivadora de empatia.

Nessa edição, vi o Path mudar de ordem de grandeza, sem perder sua essência: promover esbarrões amigáveis entre assuntos e pessoas vindos de mundos distintos. Da sala de casa aos seis andares do Instituto Tomie Ohtake, Museu A Casa, Praça dos Omaguás, Estúdio, Casa 92. O Festival Path cresceu, e muito.

E, com ele, crescemos todos nós que acompanhamos o processo de concepção, amadurecimento e desenvolvimento do festival. Me despindo de qualquer pretensão de fazer um relato imparcial, ou mesmo preciso desse primeiro dia, me limito a ficar embasbacado com a proporção alcançada E a pensar que, se não fosse pelo festival, eu não teria feito muitas das coisas que tive a chance de fazer desde 2013. Como escrever esse texto.

O Update or Die é apoiador cultural e de mídia do Festival Path. A nossa cobertura tem o oferecimento da cerveja SOL.

Nos vemos em 2016.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More