#MulheresNaArte: O grafite de Miss Van

Não sei bem dizer como começou minha história de amor com as obras da Miss Van. Algo nas personagens misteriosas sempre me atraiu irresistivelmente, desde a primeira vez. Suas figuras femininas, com uma aura surreal e burlesque, são muito características e imediatamente reconhecíveis: com espartilhos e véus, cabelos envolventes, usando máscaras de animais. Dark, românticas e eróticas.

Miss Van (Vanessa Alice Bensimon, nascida em 1973 em Toulouse, França) é uma das artistas de rua mais conhecidas no mundo, e uma das que abriram caminhos para as mulheres no grafite. Ela começou a pintar murais aos 20 anos, em Barcelona, onde vive e passou a maior parte de sua carreira.

“Painting on walls was a way to show that I was boycotting the conventional art world. At my beginnings, I had a rebel mind. I also find this more exciting to paint in the street because it is forbidden.”

(“Pintar em muros era uma forma de mostrar que eu estava boicotando o mundo da arte convencional. No início, eu tinha uma cabeça rebelde. Também acho que pintar na rua é mais divertido porque é proibido”)

Miss Van passou nos últimos anos por Miami, Los Angeles, Espanha e Brasil, voltando a pintar nas ruas depois de um longo período apenas no estúdio. Neste período, deixou algumas obras nos muros de São Paulo, como a da Rua João Moura com a Cardeal Arcoverde e a do Bixiga.

Nesta entrevista de 2013 em São Paulo, sobre seu processo criativo e a volta ao grafite, ela diz: “O espírito do grafite está dentro de mim. É como meu primeiro amor. Estou feliz de poder voltar a fazer isso”

Siga Miss Van no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More