GIFs mostram como eram feitos os efeitos especiais em filmes mudos

Muito antes do CGI, da tela verde e outras ferramentas digitais, os cineastas precisavam ser criativos para introduzir efeitos visuais em seus filmes. Para a mágica acontecer e os espectadores ficarem surpreendidos, os filmes mudos usavam pequenos truques de perspectiva, ajustes de filtro e segredos escondidos para causar grandes efeitos.

O usuário Auir2blaze, do Reddit, nos apresenta alguns desses efeitos, junto de uma explicação sobre como eles foram alcançados. Você pode ver exemplos abaixo e todo o álbum no Imgur.

O Homem Mosca (1923)

giphy downsized 1 giphy downsized 2

“Quando O Homem Mosca foi feito, não era possível inserir um fundo falso usando projeção traseira ou uma tela verde, então eles usaram um truque de perspectiva. O cenário foi construído na altura certa para a altura de Harold Lloyd, mas no telhado de um prédio que dava para a rua.”

The Black Pirate (1926)

giphy downsized 3 giphy downsized 4

“O método para conseguir esta muito copiada cena foi descoberto pelo irmão de Douglas Fairbanks, Robert, um engenheiro. A câmera e a vela foram colocadas em um ângulo. A faca de Fairbanks foi conectada a um segredo escondido que fazia contrapeso. As hélices do avião foram usadas para fazer o vaguear das velas.”

Ella Cinders (1926)

giphy downsized 5 giphy downsized 6

“As duas metades do rosto de Colleen Moore foram filmados separadamente, usando uma matte shot. Basicamente, um pedaço de vidro com metade do quadro pintado de preto foi colocado na frente da câmera, de modo que apenas um lado do filme era exposto. O filme foi então enrolado para trás, e o vidro foi trocado por um com fundo preto no outro lado. A chave era evitar que a câmera ou o rosto de Moore mudassem de posição durante a filmagem, ou o efeito seria arruinado.”

Tempos Modernos (1936)

giphy downsized 7 giphy downsized 8

“Um bom exemplo de filme clássico que usa a técnica matte painting. Parte do fundo foi pintada em um pedaço de vidro, que foi colocado na frente da câmera.”

Sherlock Jr. (1924)

giphy downsized 9 giphy downsized 10

“A técnica de matte shot fez parecer que o ator Buster Keaton estava dirigindo por uma ponte quebrada. A parte inferior do quadro estava negra, alinhando-se com o topo da ponte, e Keaton foi filmado enquanto a ponte ainda estava intacta. A filmagem dos caminhões foi filmada separadamente com parte da ponte removida.”

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More