A password will be e-mailed to you.

Desenvolvido pela Franklin Robotics, o projeto hoje está no Kickstarter e já arrecadou cerca de 50% do pedido no crowdfunding. Tertill é um robô movido a energia solar e à prova d’agua que realiza a limpeza seu jardim todos os dias, retirando ervas daninhas que atrapalham o cultivo das plantas.

Ele possui um método muito simples para diferenciar as ervas das plantas, as ervas daninhas são curtas, as plantas são altas. Uma planta alta o suficiente para tocar a frente de sua ‘casca’ e então ativa um sensor que faz o robô se afastar. Uma planta baixa o suficiente para passar sob dele, no entanto, ativa um sensor diferente que liga o cortador de ervas daninhas. 

Como o método de corte de Tertill é baseada em altura, é só colocar um dos colares de plantas fornecidos em torno de plantas curtas até que eles sejam altos o suficiente para que o reconheça. Quando ele se aproxima do colarinho, ele o reconhecerá e se afastará.

 

Tertill bloqueia as ervas daninhas usando um aparador de corda giratória, que corta a erva daninha perto do solo. Ao voltar todos os dias, ele nunca permite que uma erva se desenvolva, então, eventualmente, a erva desista e morre.

O pequeno robozinho obtêm sua energia através da luz do sol e a armazena em uma bateria, mesmo em dias nublados. Tertill utiliza um sistema inteligente que gerencia sua energia, de modo que se movimenta menos em dias nublados e mais em dias ensolarados.

Tertill conta com vários sensores que o permite não ficar atolado, ele possui motores independentes nas quatro rodas. Para utiliza-lo em sua horta é preciso apenas uma pequena barreira acima de 2 centímetros para que o robozinho fique somente dentro da horta.

O preço para obter essa belezinha é de U$ 249 dólares e nesse pacote também está incluso algumas proteções para as mudas. Porem o envio é só para alguns países, o que e´uma pena pois com ele poderia reduzir o uso de herbicidas.