Você sabe de onde veio a inspiração para Stranger Things?

Stranger Things acabou de ganhar uma segunda temporada – quer dizer, “acabou”, uma vez que, a essa altura, os aficcionados pela história das crianças misteriosas já assistiram à nova temporada inteira. Eu assisti de uma vez.

No mundo, S.T. é a décima série mais maratonada na plataforma enquanto, no Brasil, ela ocupa o oitavo lugar do ranking, sendo assim uma das preferidas dos brasileiros. Mas você sabe qual a história por trás da criação do seriado dos irmãos Duffer?

O Thrillist revelou que uma teoria da conspiração foi o mote para o desenvolvimento da história. Trata-se do Projeto Montauk, programa do governo norte-americano que reunia estranhas estratégias de ataque para o país no período da Guerra Fria – entra elas, viagens no tempo.

Montauk

Preston B. Nichols e Peter Moon são autores de The Montauk Project: Experiments in Time. O livro faz parte de uma série responsável por dar luz à essa teoria. Apesar de seu cunho realista, a obra é categorizada como “ficção”. Se as entrevistas apresentadas ali e as supostas evidências são verdadeiras? Os autores não afirmam (nem negam). Fica a dúvida.

Os tais experimentos de Montauk – se reais – foram realizados em Camp Hero, na base da Força Aérea que ficava na cidade que batiza o projeto, em Long Island. Diz a “lenda” que Al Bielek, pseudônimo de Edward Cameron, viajou no tempo e, ao lado de seu irmão, Duncan Cameron, participou desses experimentos, incluindo uma viagem no tempo. Duncan teria feito parte de outra experiência exótica: o garoto teria a consciência de um adulto no corpo de uma criança e, após se submeter a alguns testes, teria libertado um monstro de seu subconsciente. Hmmm…

Atualmente, Camp Hero funciona como um parque – e sim, é possível visitá-lo e caçar, por conta própria, indícios das instalações do governo que serviam como base para o Projeto Montauk. Ali seria então a cidade fictícia de Hawkins, retratada no seriado.

Os livros da série The Montauk Project trazem curiosidades sobre a área, que fica próxima à NY, e toda a teoria com vibe de conspiração.

Livro
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More