Relatos Selvagens, o que você faz quando está tomado pela raiva?

Sentimentos humanos são capazes de gerar os mais distintos episódios, das atitudes mais nobres às mais perversas. E eu te pergunto: o que você faz quando está tomado pela raiva? Aquele momento em que seu ódio é maior do que qualquer outro sentimento e não existe o raciocínio para o que pode acontecer, somente o instinto de vingança.

A raiva é um sentimento que está aí dentro da gente, em stand by, somente esperando para ser despertada, e não é difícil, às vezes até uma volta no metrô pode despertá-la. Como também situações mais sérias: as injustiças da sociedade, casos de abuso, traição, mágoas ou até mesmo algo que ocasionou a morte de alguém. São inúmeros fatos que mexem com a cabeça da gente e faz com que a raiva venha à tona.

Relatos Selvagens é um filme argentino nu e cru que trata exatamente isso: o que fazemos quando só nos resta a raiva? O filme reúne seis histórias de vingança vividas por personagens que são confrontados com situações que os deixa à beira de perder o controle. Um engenheiro cansado de ter seu carro levado pelo sistema de trânsito; uma mulher que descobre a traição do noivo no dia do casamento; e um homem que tem um encontro infeliz na estrada são algumas das histórias contadas.

Relatos salvajes 2

Todas elas têm em comum a reações extremas às quais o ser humano pode chegar quando se encontra em uma situação limite e não encontra outra saída a não ser fazer justiça com as próprias mãos.

Controlar os impulsos da mente é um dos desafios mais difíceis da vida moderna porque não há uma neutralidade nas pessoas, os sentimentos bons e ruins estão dentro da gente e como eles são aflorados é uma decisão pessoal. É aquela história da ação e reação, e é bem complicado oferecer a outra face quando alguém bate na sua cara.

Para refletir um pouco, entramos na questão do Samsara, que a gente já viu aqui, que explica que a raiva é um dos sentimentos que travam a Roda da Viva e não nos deixam ir ao próximo passo. A vida é feita de aceitações, seja das coisas boas ou ruins, e quando você não aceita o que acontece contigo, a roda para de girar, travando o sentimento e fazendo aquilo que é impermanente ser permanente.

Aprender a controlar a mente é a chave de uma vida equilibrada, por isso é tão importante colocar a relevância no lugar certo e ter paciência em solucionar os problemas. Eu vi Relatos Selvagens bem presente na realidade em que vivemos, é um filme pesado, forte e mostra como um lapso de descontrole é capaz de destruir famílias, pessoas e a sociedade.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More