O lago mortal da Tanzânia

8C9251678-131002-nick-brandt-bird-02.blocks_desktop_large

Se o Ceifador – ou Dona Morte – tivesse bichinhos de estimação, acho que eles seriam exatamente como estes capturados pelas lentes de Nick Brandt.

Todos os animais que tocaram o lago Natron, um lago de sal na Tanzânia, morreram e se tornaram cascas calcificadas, verdadeiras estátuas de sal. Bizarro, sim ou com certeza? Parece mais cena de um filme de terror…

Curiosamente, o lago é um ambiente inóspito: a água é extremamente salgada, com uma alcalinidade quase tão elevada quanto a de um amoníaco e pode atingir temperaturas elevadas de 60ºC. O nome Natron vem de natrão, composto que ocorre naturalmente e é feito de carbonato e bicarbonato de sódio (que surgem das cinzas vulcânicas da região).

A menos que você seja uma tilápia alcalina (alcolapia alcalica), um peixe adaptado a condições adversas, ou os microrganismos que vivem lá (e que dão essa cor rosada ao lago) suas águas não são o melhor lugar para se viver. Os flamingos são os poucos sortudos que conseguem fazer a travessia no lago, mas algumas das aves não resistem e sucubem ao lago sinistro.

mg21929360.100-2_1200

1150697

Brandt, que tem uma forte associação com o oriente da África (ele dirigiu o famoso clipe “Earth Song”, de Michael Jackson) encontrou as aves preservadas durante um longo trabalho fotógrafico que investiga o desaparecimento de animais na região (e tem sido uma grande parte da obra de sua vida). Ele encontrou os animais no litoral e decidiu colocá-los em poses para trazê-los de volta à vida, digamos assim.

O resto dessas imagens fantasmagóricas você pode conferir no livro dele, “Across the Ravaged Land”. Se, por acaso, você decidir visitar por si mesmo, mantenha uma distância segura da água, por favor. ;)

[via New Scientist e NatGeo]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More