Distâncias alcançadas em 1 dia de viagem, partindo de NY, desde 1800

umdia

Janeiro, época de férias e tumulto nos aeroportos. Mas seu pai sofreu mais. Seu avô, mais ainda. E seu bisavô, coitado, provavelmente nem teve a chance de ir muito além do lugar onde nasceu.

Pára pra pensar: os grandes deslocamentos humanos são um privilégio das últimas 3 gerações, que puderam desfrutar de algum tipo de meio de transporte motorizado. Antes, o máximo do luxo era um cavalo ou uma mula. No ano em que meus pais nasceram (1932), um vôo de Nova Iorque para Los Angeles demorava 18 horas e era coisa de milionário.

clipper4

clipper1

Hoje você passa uma noite voando e acorda em outro continente. Mais uma noite e você está do outro lado do planeta, vivenciando culturas que seus avós só podiam desfrutar através de textos e fotos.

A Digital Scholarship Lab at The University of Richmond preparou esse mapa no alto do post que mostra quão longe você conseguiria se afastar de Nova Iorque em 1 dia.

Se você fosse um ladrão de bancos, antes de 1800, fugiria à cavalo, estilo desenho do Pepe Legal, com o xerife cavalgando e atirando bem atrás de você. Trinta anos mais e você conseguiria chegar até Atlanta. Mais trinta e você chegaria a Washington. Mais cem e você estaria em São Francisco. Em 1957, o astronauta John Glen fez um coast to coast com um avião à jato em pouco mais de 3 horas. E Elon Musk promete para breve seu Hyperloop, um trem dentro de um tubo que deverá fazer SF/LA em 30 minutos.

hyperloop

Pronto, já deixei você mais animado para encarar sua viagem de férias.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More