Threes: um game abstrato com números

threes1

Eu acho que já comentei aqui no UoD que, pela falta de tempo, ando jogando mais no iPhone e no iPad do que no video game. Por conta disso tenho baixado tudo que os amigos andam indicando e este game foi uma dica do amigo Julão. Foram mais surpresas positivas do que negativas nas últimas semanas e THREES se enquadra na primeira categoria.

THREES é daqueles games que são fáceis de aprender e difíceis de dominar com a devida maestria. O objetivo aqui é empilhar cartas virtuais formando novos valores e liberando espaço no grid. Com um detalhe: você só consegue combinar múltiplos de 3, excetuando o 1 e o 2. Basicamente funciona assim: você empilha um 1 com um 2 e a carta nova é um 3. A partir daí um 3 só pode ser empilhado com um 3 para virar um 6 e por aí vai. O design é elegante e há uns elementos sutis de layout conforme você vai fazendo números maiores.

Quanto maiores os valores que você conseguir sobrepor, mais pontos para o fim do jogo. Uma partida acaba quando não é possível fazer mais movimentos.

THREES possui aquela saudável mistura de puzzle com estratégia. E sobre a questão da estruturação de puzzles eu gostaria de invocar neste post as palavras de Jesse Schell (2008, p.210-218) que coloca que um bom jogo que envolve mecânicas de quebra-cabeça possui algumas características essenciais: o objetivo a ser solucionado deve ser facilmente entendível; o puzzle precisa ser fácil de ser iniciado; é importante dar alguma ideia de progresso e solução para o jogador; a dificuldade deve aumentar gradativamente e, finalmente, o jogador deve ser recompensado (com posições em rankings, pontos, troféus, badges, etc.) ao atingir a solução do enigma. Todos estes elementos são perceptíveis na interface do jogo.

Custa 1.99 na App Store e rende boas horas de diversão. Virou o game mais jogado do meu iPhone na última semana. Fiquem com um vídeo de gameplay da experiência lúdica:

E para quem ficou interessado nas palavras do Jesse Schell, segue a referência bibliográfica a seguir: SCHELL, Jesse. The art of game design. Burlington: Elsevier, 2008.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More