Experimentos psicológicos: Candle Problem (1945)

(repost)

Imagine que você foi convidado para fazer parte de um experimento.Você recebe:

  • Fósforos
  • Vela
  • Tachinhas

vela1

Sua missão: fixar a vela na porta, à altura dos olhos, para iluminar melhor o ambiente.

Como você faz?

Quando o psicólogo Karl Duncker fez essa experiência em 1945 (Candle Problem / On Problem Solving./ Duncker, Karl) , os participantes tentaram de tudo: derreter a lateral da vela, prender a vela pelo pavio usando uma tachinha, usar várias tachinhas, mas nada disso funcionou.
Apenas metade dos participantes descobriram a solução: prender a caixinha que servia de embalagem para as tachinhas na porta e usar de apoio para a vela.

Quando o experimento foi repetido com outra turma, mas desta vez entregando as tachinhas fora da caixinha, todos os participantes chegaram a resposta correta.

Por que isso aconteceu?
Por causa de um treco chamado fixação funcional.

Na primeira rodada, parecia que a caixinha não fazia parte da solução porque ela já vinha com uma função pré-estabelecida (a de embalagem). Era preciso esquecer sua função.
Já na segundada rodada, a caixinha vinha vazia, e assim sem função anterior definida, sua utilização ficava mais evidente. Uma caixinha alí, dando bobeira, tava na cara que tinha que ser usada de algum jeito, em algum momento.

É algo banal, mas esse olhar “disfuncional” é das habilidades mais importantes que se pode ter, já que um dos princípios básicos da criatividade é fazer conexões inesperadas entre coisas que já existem.

Por exemplo, usar um chiclete para grudar alguma coisa, uma caneca como porta-lápis, um jornal como cobertor. Ou até um trem que desliza em velocidades absurdas sobre imãs. Todas essas coisas tinham uma função clara, mas alguém olhou para elas de uma maneira disfuncional e ganharam outras utilizações.

Para criar novas funções, precisamos esquecer as velhas. Ou, pelo menos, nnao ficar em apenas uma. Reestruturação mental, reeducação do olhar.

Faça mais um teste: olhe ao seu redor e descubra novas funções para as coisas que estão aí na sua mesa, na sua sala, na sua rua.

Eu acabei de fazer isso e tenho quase certeza que a minha vizinha achou uma nova função para o jardineiro.
Maldade minha. Foi só pra fechar o post.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More