Happy Xmas (War Is over): A Paz é o que o mundo precisa!

No dia 8 de Dezembro de 1980, o mundo perdeu um dos maiores ícones da música. John Lennon, apesar de todos os defeitos, não merecia morrer diante de um ato de insanidade. É inimaginável pensar que o melhor compositor de músicas que representam a paz  teria sido alvejado pelas costas, de uma maneira tão covarde como foi.  A triste realidade de Lennon continua acontecendo.

peace
Pessoas homenageiam John Lennon cantando ” Give Peace A Chance ” no Central Park, em Nova York, 1980. Trinta e cinco anos atrás, em 08 de dezembro, Mark David Chapman atirou e matou Lennon. Foto de Carlos Rene Perez.

Após 36 anos o mundo continua levando tiros pelas costas. É triste dizer que a violência continua sendo uma realidade. Esse ano tivemos dois ataques em Paris – esses que só representaram um saldo enorme de terror  que assolou o mundo em 2015. Além de Paris, aconteceram os seguintes eventos terroristas (e não são poucos) nesse ano: Atentado em Ancara, Ataque ao Hotel Radisson em Bamako, Ataque ao Museu Nacional do Bardo, Ataque contra a Universidade de Garissa, Ataques terroristas em Copenhague, Atentado de Sousse, Atentado de Suruç, Atentado terrorista em Saint-Quentin-Fallavier, Atentado terrorista no Kuwait, Atentados de Beirute , Voo Metrojet 9268, Massacre da igreja de Charleston e o Massacre de Baga.

Em 1971, como uma maneira de conscientizar as pessoas, “Happy Xmas (War Is Over)” foi escrita por John Lennon, e lançada como single em 1971 pela Apple Records, alcançando a 3ª posição da Billboard. A primeira aparição oficial da música foi em 1975 no disco Shaved Fish. Embora seja uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã , tornou-se umas das mais famosas musicas de natal fora do eixo das musicas popularmente clássicas, e já foi gravada em varias línguas, entrando em muitas compilações de natal. A letra é baseada em uma campanha do final de 1969 organizada por Lennon & Ono, que alugaram vários outdoors e colaram cartazes em doze cidades espalhadas pelo mundo com a frase: “WAR IS OVER! (If You Want It)”.  As cidades escolhidas foram New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.

4168853030_a43fd11c77_b
Popular poster de Lennon e Yoko Ono, que foi espalhado para semear a paz nos dias de Natal.

 

“Happy Xmas (War Is Over)” se tornou um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Foi gravada dois anos depois de composta, no final de outubro de 71, nos estúdios da Record Plant em Nova Iorque, com a ajuda do produtor Phil Spector. A gravação apresenta também um grande e emblemático coral de crianças carentes do Harlem Community Choir.

yoko-and-kids
Yoko Ono ensinando a letra de ” Happy Xmas (War Is Over)” para membros da Comunidade do Harlem, no Record Plant, New York.

115249837

Em 8 de outubro John Lennon faria 75 anos. E agora, no mês de dezembro, artistas se reuniram para comemorar e novamente reafirmar a mensagem de paz que Lennon deixou ao mundo.  O especial foi produzido pela rede de TV AMC e apresentado pelo ator Kevin Bacon. Também contou com o line-up de peso, reunindo  no mesmo palco Aloe Blacc, Eric Church, Sheryl Crow, Brandon Flowers, John Fogerty, Peter Frampton, JUANES, Kris Kristofferson, Pat Monahan, Tom Morello, Willie Nelson, The Roots, Spoon, Chris Stapleton e Steven Tyler..  O maior hit natalino não poderia faltar e foi interpretado de maneira emocionante por Peter Frampton, Aloe Blacc e Sheryl Crow, além de um lindo coral de crianças.

AMC_Lennon75_HappyXmas-800x450
Peter Frampton, Aloe Blacc e Sheryl Crow homenageando Lennon


Apesar de chocante, o clipe oficial dessa música (que colocarei logo abaixo) me arranca lagrimas, sempre. É chocante e importante para despertar a consciência.

O mundo está em um momento decisivo e é obrigação de todos semear a paz.  Devemos fazer a diferença e tornar a nossa sociedade o mais pacifica possível.  E como poderíamos fazer isso? Entendendo nossa própria visão de mundo, para podermos entender a visão de mundo das outras pessoas. Você já sabe qual é o seu papel no mundo? Como pode ser útil para tornar sua sociedade e família melhor? O maior fundamento do amor é a boa convivência. Comece hoje aceitando as diferenças!

Me despeço de vocês com dois desenhos (muito raros) feitos por John Lennon –  um dele representa ele e Yoko Ono em Paris e o outro celebrando o Natal.  Também desejo um Feliz Natal, cheio de amor e paz a todos os Updaters e leitores do Update or Die. Enjoy!

Captura de Tela 2015-12-24 às 18.08.28

Captura de Tela 2015-12-24 às 18.07.47

 

 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More