O que é Coaching?

Você sabe o que você quer atingir, mas não sabe como. Tem um objetivo, mas não sabe o caminho? O coaching pode ajudar você.

Muitas vezes nós nos deparamos com os objetivos lá longe. Objetivos profissionais, pessoais, amorosos, de saúde, entre tantos outros.

Objetivos estes que não são surreais, mas realizações palpáveis e possíveis como: mudar de emprego, expandir os negócios, perder o medo do público, programar uma viagem, ser atriz, encontrar um companheiro amoroso, emagrecer, conseguir aquela empresa grande como cliente, entre tantos outros.

Vendo a cena de longe nos vemos conquistando esses tais objetivos e estamos muito contentes, realizados e felizes.

Mas a câmera vai voltando para o hoje, o agora e estamos só enxergando as coisas que ainda queremos que aconteça. Só que desolados porque não sabemos muito bem como fazer aquilo tudo acontecer.

Nessa, que é a hora da verdade uma pessoa pode ter três reações. E somente uma dessas três.

Reação 1: “É só um sonho que não vai se realizar.”

Essa linha de pensamento é brutal porque de cara já fixa em nossa mente que aquilo que tanto queremos jamais vai acontecer. Nunca.

É como se você mesmo dissesse para o seu eu interior: “Deixa de bobagem e continue trabalhando!”

Seus sonhos e objetivos vão virar só um lugar de refúgio para onde você irá quando as coisas apertarem. O problema é que você vai continuar pensando que é só uma fantasia e jamais vai conseguir realizar isso.

Se você acredita que pode conseguir realizar alguma coisa, você pode mesmo. Mas se você acreditar que não pode, você também está certo.

Reação 2: “Fazer mil vezes errado até dar certo”

Você conseguiu vencer uma crença limitadora “Eu não vou conseguir” e agora decidiu seguir em frente. Ótimo!

O próximo passo é insistir, insistir e insistir até conseguir.

O problema com esta abordagem é que você pode se frustrar no meio do caminho e jogar tudo para o alto, desistindo daquilo que você tanto buscava porque estava difícil demais.

Lembre-se que tudo o que vale a pena é difícil de conseguir. Você vai tentar e errar, mas não pode perder a persistência.

Reação 3: “Chegando lá com o mapa do tesouro”

Quando você quer mesmo melhorar sua vida, ampliar sua empresa, caber naquele vestido, dentre tantas coisas, você quer fazer direito pra não perder tempo nem sua energia no meio do caminho.

É aí que entra o processo de coaching.

O coach é o profissional que vai sentar junto com você e alinhar os objetivos que você quer atingir. O coach é diferente de um consultor (que vai apontar o que e como você deve fazer), mas ele vai ajudar você a pensar melhor.

O coach é um parceiro que com a ajuda de ferramentas ajuda você a criar o caminho das pedras, ou como eu chamo, o mapa do tesouro.

E qual é o tesouro que você busca?

Algumas pessoas me perguntam: “Então o coaching é como fazer terapia com um psicólogo?”

A resposta é não. O psicólogo tem outro conjunto de técnicas para estudar o que já aconteceu na sua vida e como usar isso para melhorar o seu eu interior.

O processo de coaching ajuda você a sair do ponto A e chegar no ponto B, conquistando aqueles objetivos que você mais quer atingir.

A especialidade dos coaches também varia. Existem os coaches para ajudar a carreira, coaches amorosos, coaches financeiros, coaches para concursos públicos, e por aí vai.

Eu sou um coach focado em empreendedores e líderes pela Revolutia.

Então eu criei e adaptei meu conjunto de ferramentas e abordagens para ajudar essas pessoas. E os objetivos dos meus clientes são diferentes, mas dentro do mesmo contexto:

  • Começar uma empresa do jeito certo.
  • Ser um líder melhor e mais respeitado.
  • Montar uma equipe campeã.
  • Ser um empreendedor mais gestor e menos técnico.
  • Lidar melhor com meus sócios.
  • Encontrar investidores para minha empresa.
  • Entre outros.

Cada coach trabalha adaptando ferramentas para ajudar melhor seus clientes, por isso a especialidade influencia no resultado.

Existem muitos coaches dispostos a ajudar você a chegar onde você quer chegar. O processo de coaching é muito utilizado lá fora e agora é que está ganhando força aqui. Use esta força a seu favor para conseguir chegar onde você quer.

Se a viagem vai ser longa, por que não ter um parceiro do seu lado?

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More