Social Media Marketing Work e o conteúdo social

por Carol Andreis

No último mês foi realizado em San Diego, a 4ª edição do maior evento de Social Media do mundo, realizado pela revista Social Media Examiner. A equipe da Babushka Digital esteve lá e contou um pouco dessa experiência.

Desde a inscrição, foi impressionante a quantidade de e-mails, organizações paralelas de networking e empolgação dos organizadores. A expectativa gerada era de um evento gigante que atenderia nossas necessidades de falar sobre produção em social media e conhecer o mercado da área nos EUA, onde a maioria de nossos clientes tem sede.

Foram nomes de palestrantes como Brian Solis, Guy Kawasaki e Zach King que nos fizeram optar por conhecer o evento, um dos poucos no mundo na área a reunir mais de 2 mil pessoas de todos os continentes (a maior quantidade de participantes fora dos EUA era da Nova Zelândia!) para ver e ouvir os principais podcasters e influenciadores da área de marketing digital em todo o mundo.

Efusivos e sociais até demais, desde a fila da inscrição, “conectors” estimulam até os mais blasés a trocarem informações com outros participantes do evento. Não chega a ser irritante e até trocamos bons cartões dessa forma. Mas é algo inédito em eventos que frequentamos como Cannes e SXSW.

Sobre conteúdo, o destaque foi o famoso @GaryVee, que com sua originalidade e autoconfiança bate todo e qualquer guru de marketing, ainda mais aqueles que parecem ter saído de um infomercial e que pipocam na terra do tio Sam. Gary tem as certezas de quem sempre acerta. Sua agência traz lucros aos clientes através de estratégias de social media e isso traz a confiança para ele dizer o que pensa, e também o dinheiro para investir em sua produção pessoal em canal de YouTube e Snapchat. O bom gosto impresso nessa produção de conteúdo já é um grande diferencial em relação aos outros "gurus".

O Snapchat foi a grande estrela. Se no Cannes Innovation de 2015 a palavra mais dita entre os palestrantes foi Uber, podemos considerar que o Snapchat foi o grande nome do SMMW16. Comparando-o com a TV, mostrando cases ou ensinando os mais velhos a entrarem na rede, todas as palestras relacionadas à rede lotaram.

Mais do que plataformas, social media é sobre comportamento. Palestras em que as maiores empresas americanas como Amazon, E-bay e Humana mostram seus cases e seus posts de mais engajamento foram incrivelmente úteis para entendermos mais do público on-line, mas o grande ensinamento que fica do evento é sobre o poder individual do usuário como veículo e como isso obriga marcas a se tornarem mais humanas. O "be more human" também foi um mantra repetido entre os corredores que nos trouxe reflexão e insights.

Na plateia, do vendedor de vitaminas que veio da Islândia ser bartender e na crise resolveu abrir um negócio até outros nomes que brilham nos retuítes do Social Media Examiner, como @isocialfrantz. Talvez por abranger diferentes públicos, o conteúdo diversificado pode entendiar os com conhecimento avançado de estratégia. Mas não decepciona quem circula pelo San Diego Convention Center para conversar sobre o mercado.

A melhor parte, com certeza, é encontrar pelo mundo pessoas preocupadas com a mesma coisa que você. A social media strategist de Sacramento, Califórnia, que faz campanhas de turismo mundiais em sua agência e se preocupa com conversão em campanhas de influenciadores e a leis de concursos nas redes da Austrália e Brasil, bem como os diretores de comunicação de grandes empresas focados em gerar engajamento em seus posts do Facebook. Também o dono de agência de conteúdo da Colômbia, que acabou de comprar drones para produzir melhor para seus clientes. Se o glamour da publicidade fica para Cannes e as tendências para o SXSW, em San Diego encontramos nada disso, mas um conforto de ver que existe um mercado que ainda não se achou totalmente em outros eventos e busca uma oportunidade de ser cada vez mais sólido, eficiente e reconhecido.


 

Carol Andreis é diretora da Babushka Digital. Formada em comunicação pela UFRGS e especializada em produção executiva de conteúdo, atua há 10 anos na área de produção de conteúdo digital trabalhando conteúdo e ativação nas redes para marcas como AMBEV e Levi’s.

Default image
Guest Post
Série do UoD que traz sempre um convidado especial para fazer um update que vale por um upgrade.

3 Comments

  1. Wilsa Freire, Emilly Guimarães

  2. Maria Nascimento Nem li ainda, mas deve ser útil rsrses

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh