Otimize os mecanismos de busca

Ter um site no ar sem considerar as regras básicas do SEO (Search Engine Optimization) indica que a estratégia de marketing digital estará fadada ao fracasso.

A base do SEO é o estudo do seu público-alvo, interesses, concorrência, comportamento do consumidor, etc. Sem essas pesquisas, o site de qualquer empresa estará sem qualquer visibilidade.

As técnicas para a otimização do mecanismo de pesquisa, reforçam – e muito! – a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.

Estudos recentes mostram que um atraso de um segundo no tempo de resposta da página, pode render uma redução de 7% nas conversões.

Para ser bem-sucedido no marketing de conteúdo, o site da empresa deve fazer muito mais do que apenas lidar com o seu conteúdo – a espinha dorsal de qualquer negócio.

Portanto, para que seu negócio digital cresça, tem que ser publicado o tipo de conteúdo que irá impulsionar o tráfego.

“Conteúdo é rei” – Bill Gates

Uma boa ideia é a criação de conteúdos detalhados. Com isso, o site terá um aumento significativo no tráfego a partir das buscas de cauda longa. Trata-se de uma forma de implementar palavras-chaves, evitando utilizar palavras genéricas e dando preferência para as mais específicas, as que realmente representam a intenção do conteúdo.

Vale dizer que hoje os clientes são muito argutos. A sua empresa tem que estar disposta a ouvir e aprender com eles, na busca de soluções que os motivam a fazer as perguntas certas. E essas perguntas podem dizer exatamente o que eles mais querem de você.

O conteúdo que gera tráfego é prático, útil e valioso e com o SEO os usuários a buscam de maneira mais rápida as informações na internet.

Mas de que forma a empresa pode melhorar o seu tráfego de busca, impulsionar seus rankings e fazer o SEO Off Page, fazendo que  que outros sites ‘linkem’ para o seu muito mais fácil?

A importancia da velocidade

Uma pesquisa recente descobriu que 47% de seu público-alvo espera que o seu site carregue em menos de dois segundos.

Hoje em dia, a velocidade é essencial. Uma ferramenta para testar a velocidade é o o Pingdom para verificar o seu tempo de carregamento atual. Também podem ser usadas as ferramentas do WhichLoadsFaster.

Caso os resultados não sejam ideais, não se preocupe – há muitas maneiras de melhorar a velocidade do seu site. A mais fácil, que muitas vezes vai custar algum dinheiro, é usando redes de distribuição de conteúdo.

Além disso, se você for um usuário do WordPress, você poderia simplesmente excluir plugins não utilizados para um impulso de velocidade instantânea.

Em SEO On Page, os principais tipos de meta tags são as de título que definem o título da sua página ou documento. Elas são usadas, principalmente, para exibir trechos de visualização das suas páginas. Nesse caso, use tag de título curta, clara e descritiva, cujo comprimento ideal é de 50 a 60 caracteres.

Ferramentas de SEO

Como teste, use a ferramenta de visualização do Moz para ver como suas tags de título vão aparecer no motor de busca. Pode-se também usar a ferramenta SEO Analyzer do Neil Patel para obter um entendimento melhor do SEO em geral do seu site.

Outra sugestão bacana para gerar tráfego no site é utilizar palavras-chave como: gerar tráfego grátis, atrair visitas para seu site, atrair visitantes para seu site.

De acordo com um relatório de marketing de conteúdo da HubSpot de 2014, quase três quartos dos consumidores preferem pesquisar empresas através de artigos, em vez de anúncios irritantes.

Os conteúdos criam uma linha de comunicação entre o site e o cliente. Uma comunicação eficaz vai aumentar a retenção de clientes em 88% e vai aumentar a notoriedade da marca em 87%, segundo pesquisas.

De acordo com a Demand Metric, 76% dos compradores online se sentirão animados e mais perto de uma empresa, depois de ler o conteúdo personalizado dela. Prestem atenção nisso: 78% dos CMOs consideram o conteúdo personalizado como sendo o futuro do marketing digital!

Os conteúdos geradores de tráfego fazem com que o usuário fique feliz. Então, o marketing de conteúdo é o que mais importa.

Um adendo importante! SEO On Page começa e termina com o usuário. Ninguém constrói um site para os motores de busca. Os sites são criados para as pessoas. Eles são o protagonista dessa história e somente os usuários podem fazer comentários sobre o site.

O SEO On Page é composto pelas atividades que afetam diretamente os conteúdos, páginas e arquitetura do site – em outras palavras, todos os fatores internos que tornam um site útil para o visitante.

A otimização para o usuário é inteira sobre como apresentar seu conteúdo e design para que os usuários possam encontrar o que estão procurando imediatamente – outra razão pela qual você deve acelerar o tempo de carregamento do seu site.

Vale aqui dizer que uma estatística recente da Forrester descobriu que, 45% dos consumidores norte-americanos vão abandonar uma compra online, se as suas dúvidas ou preocupações não são abordadas de forma rápida o suficiente.

Para otimizar os rankings de busca, é preciso considerar dois aspectos do seu conteúdo: evite conteúdos curtos e de baixa qualidade.

Entendendo o Google

A informação nova é sempre importante. Portanto, crie conteúdos com novidade. O Google leva conteúdos novos muito a sério. Eventos recorrentes também podem levar a um aumento da pontuação de novidade, porque tal conteúdo exige atualização constante. A atualização frequente de informações tabém são consideradas importantes para o gigante Google.

A paixão que o Google tem para usuários móveis só vai aumentar no futuro. Isso porque o uso móvel na América só está aumentando. De acordo com a Pew Internet, “90% dos americanos adultos possuem um telefone celular”, e há mais de 220 milhões de usuários de smartphones de 2008 a 2018.

Preste atenção em um fato: a maioria dos usuários acessará seu site a partir de seus dispositivos móveis.

Dessa forma, fica mais fácil entender que o site deve ser desenvolvido para usuários móveis.

Assim, tenha em mente que o verdadeiro propósito do SEO On Page: educar, inspirar e orientar corretamente seus usuários, enquanto eles navegam pelo seu site.

Sempre estude suas ferramentas do Google Webmaster e Analytics, como ambos irão educá-lo sobre o que seus clientes ideais verdadeiramente esperam do seu site.

Profissionais de marketing B2C e B2B estão começando a perceber a necessidade de implementação de práticas básicas de SEO. O comprometimento com esse processo vai fazer com que seu site siga no topo do ranking no Google.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More