Primórdios das HQs desenhadas em computador

Esse final de semana foi dedicado para uma intensa arrumação nas minhas HQs. É incrível a quantidade de material que a gente consegue juntar em 27 anos de coleção. O processo de organizar e limpar o armário nem é tão demorado, mas tem momentos que achamos uma HQ especial – aquela que é sempre legal reler – e aí, pronto: pausa para leitura e procrastinação da arrumação.

No meio de tantos quadrinhos achei dois exemplares que me inspiraram para escrever este post: DIGITAL JUSTICE do Batman e CRASH do Iron Man. O que elas possuem em comum? Ambas são pioneiras no ramo de HQs desenhadas em computador. CRASH, de 1988, é – inclusive – considerada a primeira graphic novel completamente feita em micro; DIGITAL JUSTICE veio na cola em 1990. Consultei um amigo que é estudioso acadêmico de quadrinhos e ele me disse que, na verdade, existiram experimentos anteriores e fanzines feitos em PCs, mas estas edições foram pioneiras em trazer heróis famosos para uma produção 100% digital.

hq1

Me lembro o furor que estes quadrinhos causaram quando foram lançados aqui no Brasil. Fanáticos por HQs queriam a todo custo ter estas “inovações” em suas coleções. Hoje a gente olha e percebe o quão pixelizadas e carnavalescas eram as imagens. Olhem só essa sequência de DIGITAL JUSTICE que o vírus Coringa aparece para o Batman:

hq2

Parece este clipe da banda alemã Kraftwerk. =)

https://www.youtube.com/watch?v=lj1qLbJfmE8

Hoje é bastante comum termos HQs que são produzidas em mesas de desenho e são completamente digitais. No entanto, olhar para os primórdios de quando isto estava começando a chegar no mercado mainstream é uma verdadeira arqueologia lúdica. Reparem nos detalhes da cena a seguir e tente fazer o exercício de como deve ter sido desenhar cada quadro desse usando um computador do final da década de 1980.

hq3

Vale lembrar também que na década de 1990 a editora Image – que lançou Spawn, Wildcats e Cyberforce – usou e abusou dos recursos vigentes de Photoshop na época para dar um colorido único nos desenhos de Jim Lee, Todd McFarlane, Marc Silvestri entre outros. Eu ficava mesmerizado com o colorido destas HQs quando era mais novo e, hoje, praticamente só leio quadrinhos independentes que são P&B.

hq4

O papo aqui é infinito, mas vale uma busca na web para procurar versões digitais de CRASH e DIGITAL JUSTICE. Bom demais encontrar com este tipo de conteúdo no fundo da prateleira.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More