EBAC: colocando a mão na massa

Série do UoD em parceria com a EBAC - a Escola Britânica de Artes Criativas.

Continuamos nosso mergulho neste projeto de conteúdo voltado para educação e inovação que estamos fazendo junto com a EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas, que fica na Vila Madalena, aqui em São Paulo.

Desta vez, nossa updater Diana Boccara foi até lá dar uma espiada mais de perto no que os alunos realmente produzem e como é o processo criativo. Essa parte mais prática, de botar a mão na massa mesmo, é fundamental em qualquer aprendizado. Uma coisa é você ler um livro sobre como pilotar um avião. Outra coisa é sentar na cabine e fazer o avião decolar, manobrar, pousar.

É preciso ter boas ideias, interesses multidisciplinares, mas principalmente saber formatá-las. Afinal, o processo de criação é contínuo e a própria manipulação das ferramentas (software e hardware) estimula a criatividade e serve com insight do começo ao fim. Aliás, como gostamos de falar, o “fim” nem existe porque, se deixarem, a gente continua polindo o material. O fim, geralmente, é o prazo. É quando alguém arranca o projeto do criativo 😉 O objetivo da EBAC é desenvolver as habilidades criativas dos alunos e ao mesmo tempo prepará-los para o mercado de trabalho, profissionalizando processos.

Entendemos também um pouco melhor, a atuação e participação dos professores na formação diferenciada e como essa relação impacta no resultado de trabalhos. É um ótimo exemplo de troca, com respeito mútuo e com uma atitude de facilitador.

Por que estamos fazendo esse projeto?

Já comentamos nos posts anteriores desta série, mas vale sempre repetir: acreditamos na formação de repertório pessoal e no poder dos insights.

Como almas gêmeas quando se encontram pela primeira vez, mergulhamos de cabeça na escola para conhecer tudo o que acontece por lá e, claro, compartilhar com você que – sabemos – também é dessa tribo. O resultado é um projeto conjunto, através de uma série de vídeos (clique no player acima para assistir ao terceiro episódio) produzidos em parceria com a escola, para falar e refletir sobre o futuro da educação com coordenadores, professores e alunos. O tema é, provavelmente, o nosso preferido de todos os tempos. Afinal, novos seres humanos chegam a este nosso querido planetinha diariamente e quem já está por aqui tem a missão de empacotar tudo o que já aprendemos e criamos durante milhares de anos.

Esse processo cumulativo precisa, antes de tudo, inspirar. Estimular primeiro a curiosidade, estimular as faíscas criativas, aparelhar, ensinar novas habilidades e disponibilizar conhecimento de uma forma mais pessoal e efetiva. Mais relevância, mais autenticidade. E a EBAC pensa exatamente da mesma forma.

Fique de olho em nossa série (vídeo 01 | vídeo 02) e acesse o site da EBAC.


Uma produção: Update or Die

Apresentação: Diana Boccara
Direção / Captação: Gianluca Misiti
Produção: Eloa Orazem
Roteiro: Gustavo Giglio e Diana Boccara
Direção Geral: Gustavo Giglio


Essa série de vídeos é uma produção conjunta entre UoD e EBAC, para falar e refletir sobre o futuro da educação.

Default image
CoPosts
Posts em co-criação com nossos clientes
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh