Mas não dá pra tirar só a voz?

Trabalho com áudio há uns 27 anos mais ou menos. E desde que comecei, sempre surgia essa dúvida: dá pra tirar o vocal de uma música? Ou, indo mais longe: dá prá separar o vocal desta música?

Os usos são diferentes. A ideia de retirar o vocal da música sempre vinha de agências ou produtoras de filme que pediam trilhas instrumentais “iguais” àquelas da referência. A ideia era usar a própria referência, mas sem vocal.

Direitos autorais e licenciamentos à parte, era impossível. Tudo ficava meio tosco, os sons que estavam no meio da mix sumiam junto com a voz e rolava um efeito “fantasma”, já que os reverbs são geralmente em estéreo e continuavam na versão “sem voz”.

No caso de separar só vocal, a ideia era criar remixes ou usar as vozes de uma música conhecida em produções diferentes.

Mais uma vez – Direitos autorais e licenciamentos à parte – também ficava ruim. A voz vinha com um monte de sobras de instrumentos da música original, a qualidade caía muito e ficava muito difícil de fazer algo decente com o material.

(Ler com voz de locutor de ofertas) – Mas agora seus problemas acabaram!

A iZotope, empresa que desenvolve alguns dos plugins mais sensacionais para tratamento de áudio, lançou o Rebalance.

Que faz justamente isso.

Assista aqui e entenda:

Pronto. Sem voz. Ou só a voz. Ou só o instrumento que você quiser. Ou só aumentar um pouco a voz.

Direitos autorais e licenciamento? Aí vai de cada um.

Tudo de bom,

Billy.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More