10 curiosidades sobre Roma, o filme de Cuarón que está conquistando o mundo

Roma, o longa do diretor mexicano Alfonso Cuarón tem chamado a atenção desde a sua estreia em novembro de 2018. Mas é bem verdade que o filme divide opiniões, há quem o ache espetacular, fale da magnitude da sua fotografia, ou quem não o entenda, e quem simplesmente não goste dele ser em preto e branco, e há também quem diga que “sim é ok, mas nada extraordinário”.

Opiniões à parte, Roma está fazendo um sucesso enorme, já ganhou importantes prêmios e é candidato favorito a vencer o Oscar de Melhor Filme. A produção se propõe a revisitar a Colônia Roma dos anos 70, um bairro tradicional da Cidade do México, a partir do olhar de uma família de classe média, cujo os pilares são as mulheres: a mãe e a babá que cuida da casa.

Entre as muitas interpretações, e mesclado ao saudosismo de Cuarón, Roma traz como principal pilar o brilho e a força da mulher. A mulher que tem devoção pela família (ainda que não seja a sua) e que passa por cima de abuso e machismo com a valentia de uma guerreira, mas munida de amor fraternal.

Roma é um filme sensível. Precisa de tempo para ser absorvido, não é extasiante, excitante e tampouco tem conclusão. Porque Roma fala da realidade e a realidade não tem final, nem nos anos 70 nem hoje, a realidade simplesmente é como é.

Abaixo compartilho algumas curiosidades sobre Roma publicadas pela BBC:

  1. Alfonso Cuarón demorou 10 anos para criar “Roma”.
  2. O filme foi concebido em preto e branco.
  3. Yalitza Aparicio, protagonista da obra, é a primeira mulher indígena mexicana nominada ao Oscar.
  4. Além da indicação de Melhor Atriz, Roma recebeu outras nove indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. 
  5. Oficialmente, Roma não ganhou nem um centavo. Netflix, sua distribuidora, não divulga os números. 
  6. Roma fez história para Netflix, o filme deu à produção a sua primeira nomeação ao Oscar de Melhor Filme.
  7. A protagonista Yalitza é professora. Não sabia quem era Cuarón, confessou que buscou na internet quem era o diretor antes de ir ao casting. Quem originalmente iria ao teste era a sua irmã, que a convenceu a ir também. 
  8. Os efeitos visuais de Roma demoram o dobro para serem criados do que os de Gravidade (outro filme de Cuarón).
  9. Para conceber Roma foi necessário criar um cruzamento dos anos 70 e a casa onde viveu Cuarón na infância. Foi criando um set enorme para recriar as famosas avenidas Insurgentes e Baja Califórnia, como eram nos anos 70. 
  10. Cuarón dedicou o Globo de Ouro à sua babá, Libo Rodriguez, que serviu de inspiração para a criação da personagem de Cleo, interpretada por Yalitza.

Roma está disponível na Netflix.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More