in

A dinâmica que usa comentários de forma inteligente no r/changemyview

Ué, mas tem vida inteligente nos comentários? Tem sim!

Hoje de manhã estava lendo um post do Neto sobre o caos, a falta de profundidade e o horror que habitam os comentários das redes sociais de um modo geral. Nada que a gente não saiba há anos, foi mais um desabafo mesmo.

Aí comentei que era uma pena mesmo porque os comentários poderiam ser, de fato, uma coisa muito legal. Afinal, é uma possibilidade de conversa, quase que única, com quem está lendo seu texto. De soma de conteúdo. E certamente tem muita gente por aí que gostaríamos de ouvir (infelizmente em franca minoria entre os que NÃO gostaríamos de ouvir). E pra deixar claro: não estou falando de opiniões contrárias, mas sim sobre o tom. E a falta de argumentos razoáveis, daqueles que fazem pensar.

Mas tem lugares onde os comentários funcionam em alto nível

Foi aí que lembrei de um exemplo que achei demais quando descobri, de um subreddit que usa os comentearios de uma forma bem interessante: o r/changemyview.

Funciona assim: você coloca um ponto de vista sobre determinado assunto e os leitores que pensam diferente usam os comentearios para te pontos de vista diferentes.

Por exemplo: hoje de manhã alguém colocou: “eu não acho que a profissão de policial seja tão difícil quanto parece”. E aí os comentearios começam a surgir, com contrapontos do tipo “a familia deles inteira corre perigo”, ou “pode não acontecer muitas coisas o tempo todo, mas quando acontece é muito intenso”, etc. Enfim, são coisas assim, bem pé no chão, impressões. E quanto menos filosóficas ou cabeçudas, melhor.

Claro, as vezes a coisa esquenta e perde o controle como sempre. Mas na maioria das vezes é um ambiente bastante respeitoso e inteligente.

É tipo aquela camiseta que o Adam Savage do Mythbusters adorava usar no programa, com a frase “PROVE ME WRONG”.

Claro! Porque são justamente os que não concordam, os que mais desafiam as nossas certezas e nos fazem pensar. Pena que na maioria das vezes a intenção até pode ser essa, mas a imbecilidade impera e estraga tudo. Muita emoção e pouca razão.

Comentários são assim mesmo: 99,99999% lixo. Mas tem esses 0,00001% que são tão bons, mas tão bons, que justificam a insistência de se meter nesse caos.

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

17 points
Upvote Downvote