O que você faz com a sua ideia?

Você sabe a diferença entre imaginação, criatividade e inovação?

Começar um negócio sabendo da utilidade que ele terá para o consumidor é de extrema importância para o sucesso do empreendimento.

Ter uma ideia e não coloca-la em prática não adianta de nada, mas é muito importante, antes de tudo, medir sua aceitação.

Esses três termos, muitas vezes confundidos, podem te ajudar.

Você sabe a diferença entre imaginação, criatividade e inovação?

Britney Spears com dúvidas.

A explicação é do Tiago Mattos, em seu genial livro Vai Lá e Faz.

Imaginação é a capacidade de criar na mente algo que não foi captado pelos sentidos. Por si só, não tem utilidade. Se você imagina um cavalo cor-de-rosa, mas este não tem uma função e nem resolve um problema, você está tendo um momento de imaginação.

Ela é a base para os criativos, mas o aprendizado é o seguinte: se você tem muitas ideias, mas não servem de nada, você é imaginativo, não criativo.

Já a criatividade é usar a imaginação para resolver um problema de forma viável, tentando usar a solução mais original possível.

Quando a sua ideia resolve um problema, você começa a ser criativo. Quanto mais inusitada é a invenção, mais criativa é a ideia, ou seja, ideia que não pode ser executada é apenas imaginação.

Inovação é o mais próximo do sucesso. Depois de imaginar, criar e planejar, você coloca em ação e resolve, de fato, o problema. Inovação é fazer.

Cada etapa é fundamental para a outra, mas para mudar o mundo não basta ser imaginativo ou criativo, precisa-se ser inovador.

Em qual das etapas a ideia que você investe está?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More