Um pequeno passo para o homem…

Homem paralisado caminha usando traje robótico controlado pelo cérebro.

Depois de sofrer um grave acidente em uma casa noturna quando jovem, Thibaul nunca mais pôde se movimentar dos ombros para baixo. O jovem de 28 anos possuía pequenos movimentos no biceps e no pulso, o que o permitia se locomover com uma cadeira de rodas controlada por um pequeno controle remoto.

exo 1

A coisa começou a mudar quando pesquisadores da Universidade de Grenoble, na França, do centro de pesquisa biomédica Clinatec e do centro de pesquisa CEA implantaram dispositivos com sensores em ambos os lados de seu cérebro e programaram uma espécie de jogo, que servia de treinamento e captação de algoritmos dos movimentos para set-up do sistema de controle.

“Me sentia como o primeiro homem na Lua. Eu não andei por dois anos. Esqueci-me de como era ficar de pé, de como eu era mais alto que muitas pessoas naquele quarto”

Lembra aquele chute inicial da copa do mundo no Brasil??? Então, foi mais ou menos isso o que aconteceu na semana passada (mas dessa vez parece que deu mais certo). Os cientistas dizem que ainda é um projeto embrionário, mas que a princípio está correto e funciona. Thibaul deu alguns passos e realizou movimentos simples com os braços.

exo 2
Foto: Fonds de Dotatio Clinatec

A equipe já recrutou mais três pessoas para dar sequência ao estudo com o exoesqueleto. Nessa etapa, o objetivo é permitir que os pacientes se equilibrem e andem sem precisar mais da ajuda de suspensão (como você pode ver nas fotos).

Fonte: https://edition.cnn.com/2019/10/04/health/paralyzed-man-robotic-suit-intl-scli/index.html

Ah, pra quem não lembra, tá aqui o vídeo do “famoso” chute inicial na cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Esse projeto é do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que na ocasião teve o tempo de apresentação reduzido pela FIFA de 29 para míseros 7 segundos, fazendo com que muita gente nem percebesse intervenção.

https://youtu.be/hkOwS7nAevo

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More