Como o game Portal pode ajudar na solução criativa de problemas

Diz o sábio que “a vida é uma sucessão de problemas”. A frase, que tem lá seu viés pessimista, esconde nas entrelinhas que a vida também é uma sucessão de soluções. Encontrar a adequada para cada situação é uma habilidade apreciada pelo mercado de trabalho, superando a questão técnica. Em outras palavras, é mais simples ensinar a realização da tarefa do que a achar uma solução criativa que não está nos manuais.

Há várias formas de treinar essa habilidade. A mais divertida, sem dúvida, é jogar Portal e Q.U.B.E.

b6e18ae5f7c7bf05d5a938a66ff83382

Os dois jogos têm objetivos muito semelhantes: em cada fase, é preciso partir do ponto “A” até chegar no ponto “B”. Agora, como você vai utilizar as ferramentas à sua disposição, fica ao seu critério. E essa é a magia.

Portal 1 e 2, desenvolvidos despretensiosamente pela Valve (que não sabe contar até três), propõe uma arma geradora de… portais, claro. Buraco azul em uma parede, buraco laranja na outra e você leva a protagonista Chell a entrar em um e sair no outro. Simples? Nem tanto. É preciso acionar botões, manejar cubos, utilizar trampolins, direcionar lasers e campos de força, entre outras coisas… as vezes tudo isso ao mesmo tempo. Q.U.B.E (desenvolvido pela Toxic Games) é quase um sucessor espiritual e trabalha com a mesma premissa, mas os portais são substituídos por luvas que geram ferramentas (cubo, barra e trampolim).

portal2review4
Essa é a vida. E esse é você tentando desviar dos problemas (Imagem: Divulgação)

Para além do tom sarcástico dos personagens (saudades, GLaDOS), há uma boa dose de reflexão sobre como resolver determinado puzzle. Não raro, cruza-se os braços e observa-se o cenário. Testa-se possibilidades. Arrisca-se uma solução que se prova infrutífera – retomando o ciclo de observação e tentativa. Aqui o “e se…?” tem seu valor. Soa familiar?

O doce sabor de provar sua hipótese é quase indescritível, principalmente quando a ideia parece absurda. Quando mais criativa a solução, mais satisfatória é a sensação, pode apostar nisso. Eureka!

É certo que os nossos problemas tendem a ser mais complexos, graves e urgentes, envolvendo variáveis muito longe do nosso controle. As lições de Portal e Q.U.B.E, contudo, nos fornecem uma nova perspectiva para superar a sucessão de problemas e abraçar, como um companion cube, a sucessão de soluções. A cabeça passa a funcionar de forma diferente, não apenas “fora da caixa”, mas se for necessário, com caixa e tudo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More