Os drones de Shanghai e a primeira publicidade global de 2020

Todos viram, de uma maneira ou outra, o famoso vídeo da suposta virada de ano em Shangai de 2019 para 2020, que comemorava com contagem regressiva e mostrava um show de espetáculos com 2 mil drones bem sincronizados, que fizeram algumas imagens e mostraram um futuro para nós… O problema? O conteúdo do vídeo não aconteceu na virada do ano.

Esta é a versão do vídeo que toda a imprensa global recebeu:

Esta é uma versão gravada de celular do acontecimento, que publicamos também no Instagram do Update or Die:

https://www.instagram.com/p/B6yifFUHmYJ/

E esta é uma versão de quem estava por lá, sem drones – ou fogos – na virada do ano:

FAKE NEWS, JULIO?

Sim e não. Não é falso porque o país só liberou as informações e o vídeo na data que foi conveniente para eles, e a imprensa fez o resto. Vale lembrar que a tecnologia existe e já foi usada antes. Mas sim, como estamos falando de China, a mesma não se incomodou em corrigir a data da gravação do vídeo que aconteceu apenas alguns dias antes, e foi feito em modo completamente seguro e controlado, e só conseguiu capturar o acontecimento aqueles que estavam pela região curtindo os dias que antecederam ao novo ano.

O assunto, mesmo nascendo no reddit, me ajudou a entender de onde vinham alguns comentários dizendo que a apresentação era de CGI e, graças a nova rede social TikTok, descobrimos que não só a apresentação era real, mas a data da mesma:

Screen Shot 2020 01 02 at 212820
Clique na imagem para ver o vídeo.

Utilizando do app na versão chinesa, o TikTok por lá se chama Douyin, descobri que a data deste vídeo – que é a versão original do que temos no Instagram do UoD -, dia 27 de Dezembro de 2019.

Ok… e?

Como diria Faustão “quem sabe faz ao vivo“, aqui não foi o caso. Apesar da correção de data do acontecido ser algo pequeno, torna-se algo grande quando falamos em se mostrar como um potencial negócio para o resto do planeta copiar (e ou alugar), e o curioso é que o teste, aparentemente, ocorreu por 2 a 3 dias seguidos antes do novo ano, o que nos impede de comprovar que o vídeo completo liberado pelo país é de fato de um só dia e ação.

Mas mostra que tudo isto, na verdade, foi uma maneira de testar a polêmica conexão 5G (veja no texto do print do vídeo do TikTok), que esta passando por guerras políticas sobre quem será o primeiro a lançar oficialmente e, ainda mostrar que a rede é segura não só para nossa privacidade, mas também saúde.

China quer ser a maior exportadora de 5G do planeta, e não precisa pesquisar muito para entender o porque países como US, UK e França não querem apoiar esse avanço, e outros como Russia, estão trabalhando para criar sua própria internet.

Seja como for, o vídeo chamou atenção de todo o planeta, roubando o spotlight do tradicional show de fogos de artifícios ‘barulhentos e de cheiro forte’, e foi o primeiro vídeo showcase do ano a mostrar como a China deve se apresentar para o mundo, nesta década, quando o assunto for tecnologia. Uma grande publicidade vindo do outro lado do planeta, para impressionar e vender a ideia de segurança, diversão, entretenimento e evolução.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More