LIONS LIVE #3 | Insights do terceiro dia

Principais ideias do terceiro dia do LIONS LIVE.

Dando continuidade à nossa série, aqui tenho colocado minha percepção sobre os momentos e insights mais relevantes e inspiradores do Lions Live.

No terceiro dia (que rolou na quarta-feira, dia 03/03/21) destaco:

Como ser um líder que desbloqueia a criatividade na sua empresa

Jim Stengel

Abrindo o dia temos Jim Stengel: empresário americano, autor, professor e orador. Ele atuou como diretor de marketing global da Procter & Gamble de 2001 a 2008. Atualmente é presidente e CEO da The Jim Stengel Company, onde defende empresas e marcas orientadas por ideais.

Com seu jeito simples e direto ao ponto, partindo o “briefing” que recebeu sobre essa palestra online da qual foi convidado ele abordou a temática de ser um líder que desbloqueie a criatividade na sua empresa, construa uma marca movida a propósito, quer estar entre os melhores líderes do mundo e quer encontrar sentido em sua profissão, para isso ele sugere que sigamos dois mandamentos:

1) Pense bem como você trata as pessoas.

Escreva de maneira específica: como sua empresa deve tratar as pessoas? Quais devem ser os comportamentos das pessoas? Quais os princípios que a empresa deve seguir para tratar tanto as pessoas dentro da empresa, como clientes e pessoas fora da empresa?

2) Pense intencionalmente sobre a cultura que você está querendo criar.

Escreva de maneira específica e detalhada o tipo de cultura que você está querendo criar em seu grupo. As ações e comportamentos que você gostaria que sua empresa tragam à vida. 

Reflita bastante sobre esses dois textos. Volte à eles de novo. Releia. Revise.

Depois compartilhe esses textos com seu time e as pessoas que você respeita e admira dentro e fora do trabalho. Ouça seus comentários e opiniões. Revise novamente e então parta para a ação. Coloque em prática a partir de você, de seu time, das lideranças e que se espalhe por toda organização.

O Guia LIONS para a Criatividade Não-Convencional

annie smioth

Em seguida, Annie Smith, Gerente de Conteúdo do Lions compartilha dados de pesquisa para inspirar uma criatividade não-convencional.

Conforme os canais e tecnologias digitais se multiplicam, as marcas devem encontrar novas maneiras de envolver e entreter os consumidores em cada ponto de contato ao longo da jornada do cliente. Com assistentes de voz, bots de bate-papo, IA e dispositivos multissensoriais adicionados ao kit de ferramentas dos criativos, as marcas estão explorando o não convencional.

Explorando as tendências nos dados do Cannes Lions e exemplos de trabalhos vencedores de Leões, foram examinados formas inovadoras para as marcas se envolverem com os clientes. Além disso criaram um questionário que foi respondido por 1500 profissionais da indústria da criatividade incluindo profissionais de branding, marketing, líderes de agências, proprietários de mídias, produtoras e organizações sem fins lucrativos.

As perguntas foram:

Quais ferramentas as marcas estão testando?

Quais são as prioridades na transformação digital?

Aqui vão alguns dados e insights com ideias ousadas e brilhantes que o colocarão a pensar além dos limites da criatividade convencional.

1) Personalização

ferramentas criativas que as marcas estao priorizando
Personalização é o campo onde as marcas mais tem buscado novas experimentações.

Personalizar suas campanhas é a prioridade número um das marcas. Segundo manual de construção de marca da P&G, hoje as marcas tem a chance de entregar massivamente mensagens um-a-um, ao invés de atirar campanhas genéricas na esperança de capturar a atenção das pessoas.

grafico 50 por cento personalizacao
50% das marcas estão priorizando a personalização como ferramenta criativa.

Um exemplo disso é a campanha do SMART onde a vitrine conseguia capturar as cores das roupas das pessoas que passavam na rua e projetavam no próprio carro, mudando a cor do carro para combinar com a roupa das pessoas.

2) Uso de assistentes digitais

45 por cento assistentes de voz
45% das marcas indetificam assistentes de voz como ums das ferramentas top 3 de criatividade com as quais tem feito experimentações

Campanhas e produtos que são ativados pela voz das pessoas estão ganhando mais e mais espaço na indústria da criatividade. Conectando pessoas e marcas através da voz, você pode, literalmente, falar com sua marca, fazer um pedido, solicitar ajuda, interagir com jogos em tempo real.

Tudo isso faz parte de uma tendência crescente chamada “marketing de conversação”.

3) Gamificação

um terco marcas usam gaming

Há algum tempo o mercado de games tem crescido exponencialmente. Segundo dados da Newzoo, o setor cresce em média 10% ao ano, teve uma receita de US$ 148 bilhões em 2019 e são mais de 2,4 bilhões de jogadores globais. Além disso os games evoluíram de tal forma que ampliaram muito as opções de jogos para agradar a muito mais estilos e perfis de jogadores.

grafico gamers casuais
“Gamers causuais que não se identificam como “gamers” são 68% homens e 32% mulheres onde a média de idade deles é de 34 anos.

Esse é um terreno fértil para marcas experimentarem ideias diferentes, interativas, com interação através de realidade aumentada, inserções de marcas no storytelling do game.

Também para o setor da educação é possível criar imersões e estratégias de gamificação para engajar e demonstrar com maior riqueza de detalhes algum assunto. 

4) Formatos diferenciados de mídia

ecommerce e social commerce
Das agências líderes 45% dizem que o Social Commerce são 1 das 3 prioridades e 65% listam o Ecommerce como prioridade para marcas.

Existe muito ainda o que inovar nos formatos convencionais de Ads que conhecemos como Google Ads e Facebook Ads. Usando a criatividade você nem precisa mudar a plataforma com nenhum tipo de tecnologia.

Foi o que fez a Yoox om a campanha “The Most Exclusive Collection”. Eles anunciaram produtos em campanhas dentro do YouTube e caso o usuário pulasse o anúncio, poderia dizer adeus à promoção para sempre, pois aquele produto, naquele preço, não estará mais disponível em lugar algum.

yoox 1

É bom lembrar também que nesses formatos de Ads as marcas precisam saber conversar e ser mais sociais, não só anunciando seus produtos, mas buscando real engajamento e interação.

Um formato interessante e inovador foi a Amazon Binge Shopping, onde o usuário pode comprar online alguns dos itens que aparecem na trama da série.

amazon binge shopping 1

Não existe fórmula. Existem princípios: criatividade, inventividade, cruzamento de ideias, experimentação e ousadia são alguns deles, capazes de fazer sua marca se destacar em meio a tantas mesmices.

Pense de maneira exponencial.

Jason Bevan

E para fechar os destaques do terceiro dia, Jason Bevan, Ex Diretor Criativo da Warner Bros falou sobre como filmes que se destacaram foram exatamente por conta de pessoas que tiveram coragem de pensar fora da caixa.

1) Aprenda sobre o assunto, mas não aprenda suas convenções.

Carros em filmes sempre eram mostrados com pintura metálica clara. Mas Christopher Nolan e Nathan Crowley pensaram de maneira exponencial (fora da caixa). Recusaram-se a aceitar as convenções e refizeram um carro absolutamente diferente para a trilogia do Batman. O carro não tem capô frontal, ao invés disso: duas rodas bem flexíveis para toda a ação que ele estaria encarregado. E a pintura: preta fosca, diferente de todos os carros futurísticos da época que eram prateados.

Eles conseguiram isso
porque não eram
designers de carro.

Não sendo designers de carros propriamente dito conseguiram questionar as convenções atuais do design de carros, ignoraram os “isso pode” e “isso não pode”. Só então criaram algo totalmente novo e diferente. 

2) Acredite em si mesmo e tenha coragem

Os filmes do personagem Deadpool não só mostram a virilha, bunda e muitas outras cenas e diálogos constrangedores para ser engraçado. Os diretores fizeram isso porque o buscaram quebrar as barreiras convencionais do tipo de filme (drama, terror, comédia), para cativar uma audiência ainda maior.

3) Tenha convicção para ignorar as restrições de seus antepassados. 

Stanley Kubrick sabia que para criar cenas realmente marcantes, ele precisaria fazer algo real, e não através de computação gráfica. O mesmo caminho é seguido por Christopher Nolan, onde sua característica mais particular é gravar cenas de filmes com objetos reais, como no caso do filme Inception em que ele criou o corredor inteiro de um hotel e o colocou em uma plataforma rotatória.

Quando você sabe aquilo que você quer alcançar, você não deve parar nas primeiras dificuldades. Você deve seguir apesar delas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More