Peugeot com novo logo e identidade visual. Um pé no passado, outro no futuro.

Seguindo uma tendência de releitura do passado, a Peugeot apresenta novo logo e identidade visual.

Já publicamos aqui sobre a nova marca do Burger King, que fez uma releitura de seu logo de 1969. E agora a Peugeot também acaba por mostrar um novo design de sua marca, onde remove o corpo do leão, mostrando apenas o perfil de sua face. Veja.

No caso da Peugeot, é uma releitura com ar bem moderno, futurista, high-tech: desde o estilo do vídeo de apresentação, sua música, seus traços, tipografia, cores e conceito. Toda a identidade é modernizada, e até existe uma versão responsiva da marca (na redução de tamanho ficam apenas o escudo e uma linha. Veja no segundo 00:43 e também no rodapé que acompanha o vídeo todo.

peugeot update or die 08
Evolução do logo da Peugeot desde 1905. O novo design de 2021 é uma releitura do de 1960.

A Peugeot está com um pé está no passado, respeitando sua história, outro no futuro, pronta para os novos desafios.

Na maioria das versões o leão é mostrado com seu corpo inteiro. O novo logo foca mais uma vez em sua face e, atrelado a ela, traz o conceito de “somos o leão de nosso tempo”.

peugeot update or die 09
“Lions of Our Time”

Se você estiver ainda mais interessado no conceito e detalhes da marca, vale a pena ver esse vídeo de apresentação de 22 minutos.

É muito legal ver como eles contam a história da marca e como a mudança do design e identidade visual reforça o posicionamento voltado ao futuro. Não é só design, é inovação em produtos, avanços em tecnologia, conceito e comunicação. Uma boa aula de integração entre branding, design, posicionamento e propaganda.

O vídeo conceitual da marca está aqui em baixo. É mais curtinho.

Um novo logotipo e identidade de marca são desenvolvimentos significativos para qualquer marca, especialmento para a Peugeot, que tem uma história de mais de 210 anos”, disse Julie David, diretora da Peugeot UK. “O novo logotipo reflete a mudança na linha de modelos e a nova filosofia de ‘viver o momento’. Estamos muito animados para mostrar o logotipo e a identidade da marca aos nossos clientes este ano”, acrescentou ela.

O logotipo será usado em todos os novos modelos da Peugeot, começando com o Peugeot 308, que será lançado ainda este ano. Ele também foi projetado para ser usado em todos os locais físicos e plataformas digitais. Ainda este ano, a Peugeot lançará uma coleção de estilo de vida, que contará com roupas, artigos de couro, acessórios eletrônicos e papelaria.

peugeot update or die 01

Uma discussão muito interessante sobre essa tendência de “volta às origens” das marcas foi instigada por Marcos Hiller.

A primeira hipótese para as marcas revisitarem seu passado é que “a moda é cíclica. As estéticas são cíclicas. O design é cíclico”. Então tanto a marca do Burger King como a do Peugeot fazem essa visita ao passado.

A segunda hipótese é levantada por Laís Trevizano: “Quando o presente é tão frágil, que quase impede de prever o futuro, o conforto volta pro passado”

A terceira hipótese é minha mesmo (que pretensão!). As marcas estão buscando elementos do passado como forma de marcar suas histórias, mostrando tradição e força uma vez que sobreviveram em meio a tantos desafios.

Qual das três hipóteses você acha mais plausível? Uma delas ou todas elas juntas?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More