Pesquisa mapeia perfil dos influenciadores de finanças

A fintech Will Bank, em parceria com a Novelo Data, mapeou o perfil dos influenciadores de finanças, digamos, da vida real. O levantamento usou os dados básicos sobre os 57 canais finais que a Novelo Data selecionou ao misturar algoritmos com análise artesanal para traçar um perfil do setor. É importante entender como ele se comporta.

Há algum desatualizado?

Todos estão bastante atualizados – o canal mais “defasado” do grupo, o Milene Toda, publicou seu vídeo mais recente no começo de março. Mais de 90% deles publicou, pelo menos, uma vez na semana anterior à análise (entre 20 e 27 de abril de 2020).

Quando eles começaram?

Nota-se claramente duas ondas a respeito do período em que os canais publicaram seus primeiros vídeos. Antes de 2015, eram raros os canais que se arriscavam – mais antigo do levantamento, o canal Cléber Miranda – Educação Financeira começou em outubro de 2007. A partir de 2015, começa uma primeira corrida do ouro – é o ano em que, por exemplo, estreiam Claudio Oliveira e CARTÕES E CONTAS ONLINE.

A criação de novos canais atinge um platô e fica nesse nível até 2019, quando vem a segunda fase. O sucesso estrondoso de canais como o Me Poupe! e O Primo Rico, provando que existia uma forma de ganhar dinheiro criando conteúdo sobre finanças, incentiva pessoas a tentarem a sorte como youtubers. Em 2019, 19 dos 57 canais estrearam. No ano seguinte, o número despencou para dois, o que sugere que a janela de oportunidade parece ter passado.

Qual o ritmo de publicação de vídeos?

A partir do início da pandemia do coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, nota-se uma aceleração no ritmo de publicação de vídeos dos canais no levantamento. Não se trata de algo exclusivo a finanças: análises feitas pela Novelo Data em comunidades dentro do YouTube focadas em outros assuntos mostram um fenômeno muito semelhante. Em março/20, foram 881 vídeos. No mês seguinte, o número saltou para 1.347 e se manteve em um patamar um pouco mais baixo.

Entre maio e julho, os pagamentos do auxílio-emergencial feitos pelo Governo Federal ajudaram a manter esse platô. No fim do ano, com o fim das parcelas, o número caiu. Só voltou a subir em março de 2021, com o anúncio de novos pagamentos. Muitos dos canais se beneficiaram pela produção de vídeos ensinando passos básicos para o recebimento do auxílio – por exemplo, como baixar e se cadastrar no Caixa Tem.

Ainda que o nome não sugira, o canal Cartões de Crédito Alta Renda foi quem mais publicou vídeos com citações a “auxílio-emergencial” e “Caixa” durante a pandemia. O top10 está à esquerda.

Os agrupamentos

Ao analisar com cuidado os canais do levantamento, nota-se que as comunidades centradas em finanças pessoais podem ser quebradas em uma série de grupos. Nem todo canal de finanças é igual ao outro.

Grupos

Dúvidas e tutoriais generalistas sobre finanças: 10 canais

Nas pegadas do Me Poupe!, apresentam conselhos e explicações básicas sobre o uso de ferramentas financeiras clássicas, como cartão de crédito e conta corrente. São canais que nem sempre citam diretamente companhias ou fazem reviews de produtos.

Investimentos: 7 canais

Canais que dão dicas sobre ações e fundos para investir e, de vez em quando, publicam rankings comparando bancos digitais e cartões de crédito. No geral, costumam se focar nos grandes players, como Nubank, Inter, C6 e PicPay.

Tecnologia com eventuais vídeos financeiros: 2 canais

Ocupam uma área cinzenta entre reviews de gadgets e dicas para uso de cartões. São canais que partiram de conteúdo sobre smartphone para abordar lançamentos e dúvidas populares sobre fintechs.

Dicas para que brasileiros inscritos em programas sociais: 6 canais

O recebimento de programas sociais, como o auxílio-emergencial e o Bolsa Família, é um processo cercado de dúvidas e, por isso, canais exploram a vertente com centenas de tutoriais. Durante a pandemia, quem investiu nessa abordagem teve desempenho acima da média.

Reviews de bancos digitais e cartões de crédito: 32 canais, sendo 21 totalmente focados em cartões.

Dentro da categoria de reviews de cartões e bancos digitais há três subgrupos que interessam:

Tutoriais sobre como usar cartões, contas digitais e cashback: 5 canais

O primeiro subgrupo se foca em ensinar como o usuário pode usar as ferramentas. São tutoriais simples sobre como pedir cartão ou aumento do limite ou até sacar dinheiro no caixa.

Reviews de máquinas de pagamento: 3 canais

O segundo subgrupo é o dos canais especializados em testar e indicar quais são as melhores maquininhas de cartão para pequenos negócios. Eles também foram incluídos no levantamento por tratarem de cartões de crédito, ainda que indiretamente.

Uso de cartões de crédito com olho no acúmulo de milhas: 3 canais

Por fim, o terceiro subgrupo se foca em canais de turismo que fazem vídeos dando dicas sobre os cartões que oferecem programas de milhagem mais vantajosos. É um grupo pequeno – são três canais no levantamento.

Macetes para ganhar dinheiro sem sair de casa: 0 canais.

Trata-se de uma categoria bastante popular cujos vídeos mostram macetes e estratégias para que o/a espectador/a consiga faturar ao aplicar métodos de monetização para ver vídeos, por exemplo. A Novelo Data excluiu os vídeos que só se encaixavam nessa categoria por fugir à estratégia de comunicação, mas achou que valia explicar o grupo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More