De volta ao básico: 3 tópicos e 3 cases sobre princípios fundamentais de marca

Por mais que o Festival esteja abordando, em grande parte, temas como WW3, metaverso e NFTs, o que mais me tem feito refletir é como, muitas vezes, a gente deixa de fazer o “arroz com feijão” bem-feito

Depois de anos de reuniões intermináveis por Zoom, estar em Cannes, aprendendo e trocando presencialmente, tem feito essa semana ainda mais especial para mim.

E por mais que o Festival esteja abordando, em grande parte, temas como WW3, metaverso e NFTs, o que mais me tem feito refletir é como, muitas vezes, a gente deixa de fazer o “arroz com feijão” bem-feito. Aqueles princípios básicos, os fundamentos de uma marca, que são o colchão para que ideias incríveis possam surgir, mas são esquecidos na pressão de obedecer a data marcada no calendário.

Nestes últimos dias vejo três tópicos e três cases que conseguem juntar tudo isso de forma brilhante:

1. O poder de um bom insight

As grandes ideias, aquelas que realmente trazem valor para as marcas e impacto para o negócio, são fruto de insights consistentes e profundos. Insights reais não são trocados a cada campanha e, mesmo assim, permitem que as execuções e os formatos se atualizem, considerando a evolução cultural e o contexto de cada momento.

2. Propósito ESG

Este tópico pode ser polêmico, mas, muitas vezes, vemos marcas abordando temas sociais que fazem pouco, ou nenhum sentido para a categoria que elas estão inseridas. O propósito de uma marca pode ser fazer rir, criar momentos mais leves, unir pessoas – e está tudo bem! Dá para ter leveza e bom humor com consciência social.

3. Sem vergonha do produto

Quantas vezes não vemos uma propaganda (ou por aqui, um case) que adoramos, mas no fim pensamos: “ De que marca era mesmo?”. Eu mesma já me vi inúmeras vezes dividindo o briefing em peças de posicionamento e outras de benefício funcional, como se fossem dois lados opostos de uma moeda. Ou baixando a minha régua criativa, porque “ah, é só uma peça de produto”. Ser capaz de emocionar e engajar ao mesmo tempo que comunicamos o porquê de nosso produto ser superior não é tarefa fácil, mas quando dá certo é muito poderoso . Isso me faz voltar para o Brasil pensando que realmente vale a pena quebrar um pouco mais a cabeça por aqui.

1 –  Decathlon – The Breakaway 

2- Michelob – Mc Enroe vs Mc Enroe 

3- Nike – Nikesync

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More