O que vem depois do Podcast?

2023 chegou recheado de relatórios de tendências. Separei para você alguns materiais interessantes, caso você queira ler, para começar o ano mais “por dentro” de possíveis tendências que vem pela frente.

Desde o ano passado me questiono sobre o que virá depois do podcast, sempre que posso pergunto para alguém do mercado a opinião da pessoa naquela esperança de ouvir uma resposta certeira. A verdade, que talvez seja a mais dura de aceitar, é que não conseguimos (e nem podemos) fazer previsões de tudo, a não ser que você acredite muito nas previsões astrológicas mas não é o caso aqui. Comecei ler o livro “Não óbvio”, um best-seller que tem como tema principal: Como antecipar tendências e dominar o futuro.

Além de ser uma leitura muito interessante, o autor Rohit Bhargava, aborda como mudar mindsets, colocar os insights em prática e ensina o raciocínio de como identificar uma tendência. Porém o que me chamou a atenção, uma pessoa que sempre busca uma resposta exata (lembra do podcast?), na verdade quase explodiu minha cabeça, foi esse trecho aqui:

“Tendências não são teorias matemáticas e não tem uma resposta única e definitiva. Elas descrevem um comportamento ou uma modificação que está acelerando e vai ganhar proeminência ou popularidade, mas essas não são regras inquebráveis de comportamento. Tendências envolvem humanos, e humanos se comportam de maneira inesperada. “

Voilà!
Isso já ajuda a gente não ficar naquele desespero de ter que, em pleno janeiro, ficar lendo infinitos relatórios de tendências buscando a resposta perfeita, simplesmente porque ela não existe. Libertador demais! Ao mesmo tempo, isso não significa que não precisamos ler nada nunca mais, só pelo menos não precisamos ter FOMO ou crise de ansiedade logo no começo do ano.

Para quem ainda está com coragem

Separei para você alguns materiais interessantes, caso você queira ler, para começar o ano mais “por dentro” de possíveis tendências que vem pela frente. Segue a lista:

Scott Galloway

Illustration 7 Scott


Professor e pesquisador da New York University além de diversas outras facetas, ele é considerado guru do Vale do Silício e sempre compartilha suas previsões para a área de tecnologia que consequentemente acaba afetando diretamente as demais. Um ponto de destaque, é sobre a empresa ByteDance, dona do Tik Tok que já vale mais que muitos grandes players de mercado, atingindo esse patamar em um período curto de existência. Lembra do comportamento lá no começo do texto? Olha esse gráfico, que compara ele com a TV, os comportamentos de gerações já mudaram e cabe a nós entender como ajustar as estratégias para lidar com isso nos negócios.

tiktok vs streaming

Todas as previsões dele você pode conferir aqui.

Descanso de tela”

Separei esse estudo realizado pela Microsoft’s Human Factors Lab, que é dá própria Microsoft e pode ser um ponto de atenção que temos observado desde a pandemia e resultado do modelo de trabalho híbrido. Grandes empresas já estão adotando os intervalos “obrigatórios” entre calls de pelo menos 10 minutos, o resultado do estudo, comprova que não basta apenas fazer o intervalo, é necessário sair da frente da tela e fazer alguma outra atividade para que sua cabeça entenda que parou. Isso ajuda a você iniciar a próxima reunião melhor e que não estresse tanto a cabeça. Clique aqui para conferir o estudo completo.


As previsões (de marketing digital) do Google

Que o marketing tem um papel importante na estratégia de qualquer empresa nós já sabemos, o Think With Google, compartilhou as previsões e tendências para o marketing digital em 2023. Foram 6 líderes de áreas como branding, creative e vídeo que compartilharam suas percepções que vão desde privacidade na internet, conteúdos curtos e dinâmicos, vivendo no mundo da Gen-Z entre outros. Saiba todos nesse link.

Os TEDx’s mais assistidos de 2022

Compartilho esse tema justamente agora pois nesse momento também é importante analisar o que teve mais destaque no ano que passou. Isso é sinal que os temas mais populares, despertam interesse e são válidos para ajudar a entender o que daria para aproveitar na sua área de atuação por exemplo. A lista trás os 10 vídeos mais assistidos da plataforma e você pode conferir todos aqui.

Todos os relatórios do mundo ou quase!

A Spacecadet reuniu vááários relatórios de tendência no mesmo lugar, você pode entrar, se perder por lá pois tem muita coisa e com temáticas diferentes. Desde tecnologia, consumo, moda, viagem e por aí vai. Ajuda muito se você está se sentindo atrasado no tema. Saiba mais.

Ufa! Obrigada por ter lido até aqui, espero que você tenha um ótimo ano e se tiver mais algum relatório interessante, deixa aqui nos comentários que eu vou amar saber. Até a próxima!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More