Bateu aquele bloqueio criativo

Ainda é possível ter um bloqueio criativo em pleno 2023?

Pois é, querido leitor, acho que você já sabe a resposta. Na verdade, é isso mesmo. Se você nunca teve um bloqueio criativo, não se preocupe, um dia ele vai chegar e você vai se lembrar deste post aqui.

Sensação ruim? Sim!

Estaria mentindo se dissesse o contrário, mas acho que finalmente percebi que esgotei todas as alternativas e o que me resta é falar justamente sobre isso. Estou há semanas empacada nesse texto, sem ideia do que escrever, matutando todos os temas possíveis e mais recentes para ter aquele papo legal. MAS não funcionou.

Sabe quando dá aquela sensação de que você tem tantas coisas para falar que, no final, não consegue expressar nada? Essa sou eu aqui.

Esses tempos, ouvi um podcast em que o antropólogo Michel Alcoforado comentava sobre a mais nova expressão: FOLO, que é a sigla para “Fear of Logging Off” (medo de desconectar). Me peguei pensando se talvez esse não seria o motivo do meu bloqueio, afinal, estamos o dia inteiro conectados através do celular. É tanto esforço para tentar absorver um volume absurdo de conteúdo que, no fim do dia, a gente nem se lembra do primeiro post que viu logo cedo.

Acontece com você também?

O ponto é que talvez essa necessidade de estar atento a tudo tem impedido aquelas pausas importantes que nos ajudam a espairecer a cabeça, a nos conectar com outros temas que não estejam diretamente relacionados ao trabalho ou aos estudos. E é aí que talvez esteja a resposta que tanto procuramos.

O que você tem feito para reverter esses momentos de frustração quando precisa render criativamente?

Tenho buscado e visto soluções como “modelos mentais”, que não vão te dizer NO QUE pensar, mas sim COMO pensar, fazendo com que, automaticamente, você desenvolva o pensamento crítico. Também vi os “mapas mentais”, que prometem ajudar a organizar seus pensamentos por temas e categorias. À primeira vista, talvez isso também funcione. Existem tipos de respirações e meditações para desacelerar os pensamentos, ou até mesmo o mais básico, que seria sair anotando todas as ideias que aparecem, com a intenção de arquivá-las para quando você precisar consultá-las e usá-las.

Alguns outros temas muito interessantes que encontrei nessa busca para resolver o bloqueio criativo fizeram muito sentido. Veja se faz sentido para você também.

O relatório Microsoft 2023 Work Trend Index aponta que as pessoas gastam mais tempo se comunicando do que criando. Logo, esse pode ser um ponto relevante, uma vez que ninguém tem mais tempo para produzir de fato. O senso de urgência acaba sendo um obstáculo para a produtividade, que levaria à inovação.

Ou seja, se você só ficar resolvendo problemas e tirando as coisas da frente, nunca vai ter tempo para produzir coisas novas.

Lendo essa última frase, até parece óbvio, né?

worklab
pessoas gastam mais tempo se comunicando do que criando

Na verdade, parece até bobo falar sobre bloqueio criativo, mas te convido a refletir, uma vez que “pensamento criativo” é uma das habilidades essenciais que as empresas julgam fundamentais para os profissionais desenvolverem nesses tempos.

No Fórum Econômico Mundial de 2023, um dos tópicos principais foi justamente esse: desenvolver novas habilidades dentro de um cenário tecnológico que deve impactar radicalmente os empregos nos próximos anos. A sugestão é que se invista no desenvolvimento de habilidades como pensamento criativo e analítico, resiliência, flexibilidade, motivação, autoconsciência, entre outros.

Faz sentido para você?

Eu sigo por aqui, tentando aplicar alguns desses “ajustes” na minha rotina. Mesmo depois de algumas semanas em busca de uma resposta milagrosa, o que concluo por enquanto é que não encontrei nenhuma resposta efetiva de fato.

Às vezes, não ter uma resposta é, de certa forma, uma resposta, já que, para assuntos que não são uma ciência exata, fica mais complicado tentar decifrá-los de maneira lógica, entende? Foi muito bom escrever a respeito, vou em frente lidando com minha frustração, buscando por novas respostas, fazendo testes na minha rotina e tentando entregar tudo o que preciso.

copia de Screenshot 2023 06 12 at 20.57.46

Se você tiver dicas ou sugestões, por favor, deixe nos comentários, pois estou precisando ouvir relatos de outras pessoas que também estão no mesmo momento que eu. De qualquer forma, sigo torcendo para que o “desbloqueio” chegue logo. Até a próxima!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More