O que o design não é

O design é tanto um processo quanto uma mentalidade.

Acima de tudo, o design trata de criar as condições nas quais as empresas prosperam, crescem e evoluem diante da incerteza e da mudança.

Será?

No livro DESIGN A BETTER BUSINESS: NEW TOOLS, SKILLS, AND MINDSET FOR STRATEGY AND INNOVATION (ou na versão em português “Planeje melhor seu negócio”) escrito por Patrick van der Pijl, Justin Lokitz e Lisa Kay Solomon, eles comentam que “empresas melhores são aquelas que abordam os problemas de uma maneira nova e sistemática, concentrando-se mais na ação do que no planejamento e na previsão”. E ainda defendem que “empresas melhores unem o design e a estratégia para aproveitar oportunidades a fim de impulsionar o crescimento e a mudança em um mundo incerto e imprevisível”.

O design é tanto um processo quanto uma mentalidade.

1458374402

É um conjunto intencional de práticas para desbloquear um novo valor sustentável a partir da mudança e da incerteza.

Isso permite que indivíduos e organizações sejam mais flexíveis e resilientes diante da constante mudança. Infelizmente, o lado oposto do design é onde muitas vezes nos encontramos: agindo de forma desordenada quando mudanças imprevistas acontecem.

1645128042751
“Planeje melhor seu negócio” de Patrick van der Pijl

Steve Jobs, goste você ou não dele, criou uma revolução sem precedentes usando design. Ele redesenhou a forma de se relacionar com os clientes e de construir equipamentos, apenas contando histórias que conectavam as pessoas às suas máquinas.

Jobs deu propósito a uma legião de fãs. E essa é a faceta mais poderosa do design. Ninguém compra um Apple, as pessoas compram um estilo de vida.

Design não se limita a meros processos ou práticas; ele representa, em essência, uma mentalidade e uma abordagem deliberada. Sua finalidade é a criação de valor sustentável, especialmente quando enfrentamos cenários de constante mudança e incerteza.

Através do design, tanto indivíduos quanto organizações se fortalecem para se adaptar e resistir a mudanças contínuas. Contudo, negligenciar essa mentalidade de design nos deixa à mercê da caótica reatividade diante de mudanças inesperadas.

Portanto, a mensagem é que o design é uma abordagem eficaz para lidar com a incerteza e a mudança, mas é importante adotá-lo conscientemente para aproveitar seus benefícios.

O conceito de design é interessante quando o aplicamos à nossa constante batalha com a incerteza.

O mundo é inerentemente incerto, e os eventos aleatórios e imprevisíveis têm um impacto significativo em nossas vidas e organizações. O que muitas vezes chamamos de ‘design’ pode ser apenas um conjunto de práticas que nos fazem sentir seguros em um mundo incerto.

Precisamos estar cientes de que a incerteza persistirá, não importa o quão bem projetemos nossos sistemas. Devemos ser resilientes, capazes de prosperar com o caos e nos adaptar às mudanças imprevisíveis.

O design, como uma abordagem intencional para criar valor e se adaptar às mudanças, é uma ferramenta valiosa no arsenal da humanidade.

Ao longo de nossa história, temos usado a capacidade de planejar e projetar para moldar nosso ambiente e melhorar nossas condições de vida.

No entanto, é importante lembrar que o próprio design é uma manifestação de nossa capacidade única de imaginação e cooperação, que nos permitiu transcender muitas das limitações naturais.

No entanto, em nossa busca por controlar e planejar nosso futuro, também devemos reconhecer que o futuro é cada vez mais incerto e complexo.

As mudanças tecnológicas, sociais e políticas ocorrem a um ritmo acelerado, muitas vezes superando nossa capacidade de previsão e adaptação.

Portanto, o design deve ser acompanhado por uma dose saudável de humildade e uma compreensão de que, em um mundo em constante transformação, nossa capacidade de adaptação e aprendizado contínuo é igualmente importante.

O design é a busca apaixonada pela excelência, mas também é a aceitação de que não podemos prever todos os desafios que enfrentaremos.

O design não é apenas sobre a estética, mas também sobre a experiência do usuário e a funcionalidade. É sobre a simplicidade e a remoção do que é desnecessário.

No entanto, mesmo sendo dedicados a um design de alta qualidade, podemos enfrentar inúmeras incertezas ao longo do caminho. Adaptar-se às mudanças de mercado e abraçar a inovação constante é fundamental para o sucesso.

A incerteza não deve ser vista como um obstáculo, mas como uma oportunidade.

Ela nos desafia a pensar criativamente, a questionar o status quo e a encontrar soluções inovadoras.

No mundo dos negócios, você não pode planejar cada passo com antecedência, mas pode estar disposto a se adaptar e a aprender com os desafios que surgem. Isso é o que nos permite permanecer relevantes e continuar a criar produtos que fazem a diferença na vida das pessoas.

Independentemente de sermos designers, inovadores, empresários ou artistas, todos enfrentamos uma batalha constante contra a incerteza e a resistência.

A incerteza é o campo de batalha onde nossas ideias e intenções encontram a realidade. A resistência é a força que tenta nos impedir de seguir em frente.

Design, inovação e empreendedorismo são todos sobre a superação da resistência e a enfrentamento da incerteza.

A busca pelo design perfeito, a inovação radical ou o sucesso nos negócios é uma batalha que exige disciplina, determinação e coragem. É uma batalha que frequentemente requer perseverança diante de falhas e adversidades.

A verdade é que não podemos eliminar completamente a incerteza, mas podemos aprender a abraçá-la como parte integrante do processo.

O design, quando feito com paixão e comprometimento, é a nossa arma para moldar o futuro em meio à incerteza. É a maneira de criar algo duradouro e significativo, mesmo quando enfrentamos desafios imprevisíveis.

O sucesso na vida, seja no design, nos negócios ou na arte, depende da disposição de enfrentar a incerteza, superar a resistência e continuar avançando, independentemente das circunstâncias.

É uma luta constante, mas é também onde encontramos a verdadeira realização e a capacidade de criar um impacto significativo.

Para compreender o que o design não é, devemos primeiro entender o que é o design.

O design não é apenas uma estética visual; não se trata apenas de fazer algo parecer bonito. O design é uma abordagem holística para resolver problemas e criar soluções que melhor atendam às necessidades das pessoas.

Envolve empatia profunda, colaboração interdisciplinar e uma mentalidade de aprendizado contínuo.

Então, o que o design não é?

O design não é uma resposta rápida ou uma fórmula mágica para resolver todos os problemas.

Não é um processo linear e previsível, onde você segue uma série de etapas e chega automaticamente a uma solução perfeita.

O design é muitas vezes confundido com simplesmente ter uma ideia brilhante e, em seguida, implementá-la imediatamente. No entanto, o verdadeiro design envolve iteração, prototipagem e testes rigorosos.

O TED é uma ideia genial.

Um evento sobre Tecnologia, Entretenimento e Design como uma fonte inesgotável de ideias dignas de serem compartilhadas. O TED foi criado por Richard Saul Wurman, um arquiteto e designer gráfico, em 1984.

O primeiro evento TED foi realizado em Monterey, Califórnia, com o objetivo de reunir pensadores e inovadores de diversas áreas para compartilhar suas ideias e conhecimentos.

Uma ideia “simples” que hoje é um dos maiores palcos de distribuição grátis de conhecimento, desejado pelas mentes mais brilhantes do mundo.

O design está na “forma” como lidamos com todas as situações em nossas vidas. Em uma conversa, preste atenção no tom, nas palavras, nas pausas, nas expressões faciais, etc. É tudo design.

A combinação de cada elemento desenha o cenário e mexe com as emoções de quem interage com a gente.

O design não é exclusivo de designers profissionais. Todos, independentemente de sua formação, podem aplicar os princípios do Design Thinking para abordar desafios complexos.

Não é reservado apenas para a indústria de produtos, mas pode ser aplicado em campos tão diversos quanto saúde, educação, governança e serviços.

O design não é superficial, rápido ou exclusivo.

É uma abordagem multifacetada para solucionar problemas e criar soluções centradas nas pessoas.

É um processo iterativo que requer empatia, colaboração e experimentação. Portanto, não devemos subestimar a complexidade do design nem superestimar sua simplicidade.

É uma ferramenta poderosa, mas não é uma bala de prata universal.

O poder do design sempre estará na arte de nos conectar com outras pessoas, a fim de perceber necessidades e criar respostas, com uma eficiência que respeita tudo o que nos torna humanos, ampliando ainda mais a nossa capacidade de imaginar e realizar cenários infinitamente melhores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More