Quem escreve com o coração redesenha o futuro

Estamos todos ansiosos, de muitas formas.

Não dá para disfarçar!

Você deve estar com ansiedade sobre quando esse texto vai acabar: se ele for bom você ficará feliz, mas com vontade de ler mais; se for ruim você vai ficar triste por ter perdido seu tempo.

Se você está lendo essa frase é por que decidiu me dar uma chance…

Somos “máquinas” de processar emoções.

Imagine que você tem o poder de Neo, personagem de Keanu Reeves no filme Matrix, de “ver” a Matrix como ela realmente é, nos mínimos detalhes, com os códigos fluindo por toda parte e assim ser capaz de compreender toda a sua complexidade. Agora, imagine que esse tal poder pode ser usado na Natureza, para assistir todo o “código natural” fluindo em toda a sua plenitude.

Quanto olhamos para a Natureza vemos um volume imenso de coisas belíssimas, mas não é possível ir muito além do mero deslumbramento.

Usando apenas os olhos e a nossa péssima capacidade de prestar atenção aos detalhes, fica complicado entender a mágica por trás de um ecossistema e suas intrincadas nuances.

Lavoisier disse uma vez que na Natureza nada se perde, “nada se cria, tudo se transforma”.

O reino natural também é um imenso processador de emoções.

A Natureza evolui e se adapta.

Já reparou como ela muda de acordo com o lugar onde suas sementes alcançam? Já viu como é influenciada pelo clima e, mesmo assim, dá um jeito de se reinventar?

Sua “inteligência” e poder de processamento usa os dados acumulados ao longo do tempo para aproveitar da melhor forma possível cada oportunidade. Não importa se há gelo, areia, rochas e excesso de água, ela sempre consegue fazer uma semente brotar.

Vamos supor que cada semente inventada pela Natureza é uma “ideia”, que ela usa para resolver seus próprios problemas e se manter relevante no lugar onde está instalada.

Quando uso a expressão “semente” é para falar de todos os veículos vegetais ou animais que levam sua carga genética em busca de sobrevivência e continuidade.

O que acontece com essa semente?

Se der tudo certo, todas as informações contidas nela vão conduzir um complexo mecanismo que trará à existência um ser que será capaz de gerar suas próprias sementes.

A inteligência natural é uma imensa rede, como a Matrix, que usa todos os dados disponíveis para se manter viva e relevante.

Voltando ao “nada se perde…”, diferente de nós humanos, a Natureza não esconde, oculta ou joga nada fora.

Ela processa absolutamente tudo que vive nos limites do seu reino.

Ela também está “ansiosa” e luta pela própria sobrevivência. A Natureza não é estática, é dinâmica. Onde houver espaço e condições adequadas ela “invade” com suas sementes e raízes, criando novos sistemas de onde partirão seus emissários em busca de novas terras a explorar.

Talvez tenhamos herdado esse sentimento da nossa Mãe.

A diferença é que ela aprendeu, com o tempo, a se adaptar e reciclar tudo para transformar em combustível. Cada folha seca, insetos, dejetos, animais mortos, restos de alimentos, etc., são trazidos de volta à sua essência mais básica, tendo suas partículas redirecionadas para novas funções.

Imagina o trabalho que deve dar para organizar isso.

Está no coração da Natureza seguir incansável em busca dos limites desse planeta, a fim de dominar suas entranhas e topos congelados. Quem sabe até conhecer novos planetas. Por que não?

O ser humano vem fazendo isso, desde que tropeçou em sua capacidade cognitiva.

Nunca descansamos.

Passamos os dias criando novas ideias, como sementes criativas, em busca de espalhar nosso DNA intelectual e a nossa história por todos os cantos da Terra, desde fossas abissais para além dos limites do sistema solar.

A lição que a Natureza nos deixa é que devemos processar nossas emoções como ela faz. Tudo vira energia e retorna para manter o ecossistema funcionando.

Em nossas vidas talvez seja possível também.

Se somos filhos dela, e isso é impossível de negar, também temos a capacidade de evoluir, tomar nossos erros e tropeços como oportunidades de crescimento, para transformar ideias em novas sementes e novos caminhos.

O Cosmos é uma sala de aulas.

O que ele oferece é um soco direto em nosso egoísmo e uma afago em nossa autoestima que deve mirar em algo que somos capazes de fazer, pois está em nosso código genético.

O que precisamos agora, mais do que nunca, quando reais versões da Matrix surgem no horizonte, é olhar para dentro e perceber que temos raízes e flores.

Estamos conectados uns aos outros, de muitas formas, e essa conexão pode nos salvar.

A Natureza é uma grande “Internet”.

O seu segredo é não perder dados e nunca desperdiçar nada pelo caminho. Ela recicla tudo e transforma tudo em pontes para seguir em frente.

Essa Menina Verde vem apanhando do planeta há milhões de anos e ainda está aí, bela, descolada e pronta para encarar atmosferas ainda mais inóspitas.

O futuro nunca perdoa os descuidados.

Não entender o recado de nossa Velha Mãe é um risco muito perigoso. Devemos reciclar nossas emoções se quisermos seguir em frente e nos manter relevantes.

Na mente e no coração também vale a máxima de Lavoisier: toda dor pode e deve se tornar aprendizado.

Não perca nada, não esconda nada. Transforme ideias em sementes, e isso será seu passaporte para um tipo de aventura que só é possível quando conseguimos enxergar o código da Matrix.

Toda pressão e “ansiedade” na natureza vira sementes, flores, frutos e, em alguns casos, até diamantes.

O que as suas emoções vão produzir daqui para frente?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More