Golden Retriever: tudo o que você queria saber sobre a raça mais amável e amada do mundo

Saiba mais sobre o Golden Retriever e descubra por que eles se tornaram um fenômeno de popularidade no Brasil e no mundo.

A raça surgiu na Grã-Bretanha no século XIX através de cruzamentos entre um Cão de Água Escocês e um Bloodhound. Os primeiros exemplares da raça eram usados para auxiliar caçadores na busca e recuperação de presas. O Golden Retriever ganhou popularidade como animal de estimação nas décadas de 1930 e 1940, e desde então se tornou um dos cães mais queridos nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. No Brasil, também há muitos admiradores da raça, e é possível encontrar Golden Retrievers por todo o país.

“Golden Retrievers são como raios de sol em forma de cachorro, trazendo alegria e calor para todos ao seu redor.”

Eles são frequentemente usados como cães-guia e são conhecidos por sua disposição em aprender truques. São ativos e gostam de ajudar e agradar as pessoas, mesmo aquelas com as quais não estão familiarizados. 

Golden Retriever

Os Golden Retrievers são cães fortes e ativos, que amam exercícios, natação e são muito inteligentes. Eles aprendem habilidades rápido e são ótimos companheiros para famílias ativas, sendo leais e obedientes.

Os cães precisam de atenção, exercício e um ambiente calmo para se sentirem seguros. Golden Retrievers precisam de banhos regulares para manterem a pelagem saudável. É essencial avaliar se esse tipo de animal é o ideal para sua família antes de adotá-lo.

Se você estiver procurando um animal de estimação leal, inteligente e ativo, o Golden Retriever pode ser o cachorro perfeito para você!

Características do Golden Retriever

CaracterísticaDescriçãoAvaliação
EnergiaAlta energia e necessidade de exercício4/5
ObediênciaGeralmente obediente e treinável5/5
InteligênciaConsiderado um cão de grande inteligência4/5
TerritorialistaPode ser territorial com estranhos2/5
Apego ao donoForte apego e lealdade ao dono4/5
Tendência a latirTende a latir em certas situações2/5
Amizade com criançasGeralmente amigável com crianças4/5
Amizade com outros animaisPode se dar bem com outros animais4/5

Tamanho e Peso

A altura varia de 51 a 61 cm no macho e de 46 a 56 cm na fêmea. 

IdadePesoAltura
2 meses3-6 kg30-35 cm
3 meses6-11 kg35-40 cm
4 meses9-16 kg40-45 cm
6 meses16-23 kg45-53 cm
9 meses18-27 kg53-60 cm
1 ano23-32 kg55-62 cm
2 anos27-36 kg55-62 cm
Adulto27-36 kg55-62 cm

O estudo genético do tamanho do golden retriever revelou que o tamanho do cão está diretamente relacionado com a mutação do gene RSPO2. Os cães portadores da mutação do gene apresentam um tamanho maior em comparação com os cães não portadores da mutação.

A altura e o peso ideais para o golden retriever dependem das funções para as quais o cão foi selecionado. Os cães que foram selecionados para atuar como cães de caça ou de resgate tendem a ser maiores, enquanto os cães selecionados para serem cães de companhia ou de terapia tendem a ser menores.

Independentemente do tamanho, o golden retriever é um cão ativo e energético que precisa de muita exercitação e estimulação mental. Ele é um ótimo nadador e um excelente cão para atividades ao ar livre. Se você está procurando um cão para acompanhá-lo nas suas aventuras, o golden retriever é uma ótima escolha!

Pelagem

Golden Retriever

Os pelos do Golden Retriever são, como o nome já diz, de um tom amarelo dourado e muito densos e semi compridos. Eles não costumam formar nós, mas precisam ser escovados com frequência. A pelagem do Golden também repelente à água, o que significa que eles não ficam encharcados ou molhados por muito tempo.

O principal cuidado que se deve ter com um cachorro da raça Golden Retriever é com relação a seus pelos. Por terem uma pelagem muito densa, principalmente no calor, eles podem sofrer com dermatite e outros problemas de pele. É necessário escovar os pelos deles com frequência e dar banhos regulares. Atividades na água são muito divertidas para os goldens e podem ser fundamentais para a saúde desses pets. A natação auxilia no fortalecimento muscular, na saúde do coração e também na manutenção do peso. Converse com o médico veterinário do seu pet para saber se ele está apto a realizar esse tipo de exercício. Ele certamente vai adorar!

Saúde

Golden Retriever

A raça começou a se tornar muito popular nas últimas décadas e isso acabou gerando diversos problemas de saúde para esses cachorros. Isso por causa do cruzamento inadequado entre seus exemplares. Se tiver um Golden Retriever, é preciso prestar uma atenção especial para problemas como: a displasia coxofemoral – que afeta o quadril do pet, causando dor e problemas de locomoção-, a displasia de cotovelo (“encaixe errado” da articulação do cotovelo) e doenças oculares, principalmente a catarata. Além disso, problemas como cardiomiopatia, entrópio e estenose aórtica são problemas que foram vistos com uma frequência considerável em cachorros dessa raça recentemente. Problemas de pele como alergias e dermatites também são comuns, principalmente devido ao pelo denso do Golden Retriever e à sua adoração por água (eles precisam ser bem secos depois do banho e da natação).

Temperamento

O Golden Retriever é conhecido como um dos cachorros mais dóceis e companheiros que existe na atualidade. Ele é conhecido por ser naturalmente devoto à família, sempre gostando de agradar àqueles que ama. É um cachorro também muito agitado, que demanda exercícios físicos e mentais diariamente, adora brincar e se dá muito bem com crianças e outros cachorros. Seu jeito um pouco brincalhão demais pode, porém, não agradar a todos, fazendo com que os goldens se metam em algumas confusões por conta disso. De qualquer forma, socializar o pet desde filhote é fundamental para que ele seja assim sempre tão receptivo, caso contrário, ele poderá ser protetor demais e não gostar quando outros animais se aproximam de seus pais humanos.

Inteligência

Golden Retriever tricks

Os cachorros dessa raça são considerados de grande inteligência. Além de serem utilizados muitas vezes como cachorros de terapia e cães-guia para cegos e pessoas com deficiências motoras, o Golden Retriever é um cachorro obediente. Apesar de ser muito ativo, ele consegue ficar bem em alguns momentos em que é preciso ter calmaria.

20 Truques que você pode ensinar

  1. Sentar
  2. Ficar
  3. Deitar
  4. Dar a pata
  5. Rolar
  6. Pegar
  7. Soltar
  8. Buscar
  9. Pular
  10. Fingir de morto
  11. Andar ao lado
  12. Ir para a cama ou casinha
  13. Vir quando chamado
  14. Ficar parado para escovar ou examinar
  15. Subir e descer escadas comandado
  16. Fazer xixi e cocô no lugar certo
  17. Andar na guia sem puxar
  18. Ignorar comida no chão
  19. Não pular nas pessoas
  20. Fazer truques de obediência avançada, como girar ou fazer reverência.

Eles aprendem truques e brincadeiras facilmente, principalmente se elas envolverem buscas e trazer coisas com a boca. São capazes de realizar truques inteligentes principalmente quando se trata de obediência competitiva. Por ser um cachorro que é muito ávido por agradar, ele também vai querer aprender os truques e as regras justamente para isso.

Tempo de Vida

Como mencionado anteriormente, os cachorros da raça Golden Retriever estão sofrendo com diversos problemas de saúde. Para garantir o melhor para seu cachorro, é bom, se possível, fazer um mapeamento genético dele, o que pode ajudá-lo a viver mais. Atualmente, a expectativa de vida dessa raça é em torno de 10 e 13 anos.

Filhotes Golden Retriever

​Filhotes de Golden Retriever são algumas das criaturas mais adoráveis do planeta! Eles também são muito populares, o que significa que sempre há uma grande demanda por filhotes Golden Retriever. 

Preço Golden Retriever

Se você está pensando em ter um filhote, provavelmente está se perguntando qual o preço Golden retriever.

O preço dos filhotes de Golden Retriever pode variar dependendo de vários fatores, como o criador, a linhagem dos pais, o tamanho da ninhada e muito mais. No entanto, você pode esperar pagar em torno de mil a três mil reais por um filhote de Golden Retriever.

Claro, o preço é apenas uma consideração ao escolher um filhote. Golden Retrievers são uma raça grande, então eles vão precisar de muita comida e exercício. Eles também são muito amigáveis e extrovertidos, o que significa que precisam de muita socialização. Se você não está preparado para se comprometer a cuidar de um Golden Retriever adequadamente, então você deve reconsiderar a ideia de ter um.

Compras Inteligentes sobre Golden Retrievers

Manual do Golden Retriever

Golden Retriever Coloring Book

Golden Retriever. Cuidado, Reprodução, Criação, Treinamento e Saúde

Coleira peitoral

Camiseta Infantil Branca KOMBI GOLDEN RETRIEVER 

Curiosidades

scale

O Golden Retriever ficou mais famoso em todo o mundo depois da estreia do filme “Bud, o Cão Amigo”, em que um exemplar da raça era um incrível jogador de basquete que ajudou seu tutor Josh a fazer amigos e dar a volta por cima na escola. O sucesso do longa metragem foi tão grande que ganhou algumas continuações posteriormente.

Sua cor deve variar do creme ao ouro, mas não deve ser branco e nem chegar a tons de vermelho. A raça, anteriormente, se chamava golden flat-coat. No Brasil, é aceito chamá-lo de “retriever dourado”. Muitos criadores acreditam que a raça surgiu, primeiramente, do cruzamento de oito cães de circo da Rússia levados para a Inglaterra durante uma viagem.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More