Smartphones entram oficialmente na era da IA com o Galaxy S24

Galaxy S24 traz inovações em IA para smartphones

A Samsung acaba de anunciar o primeiro smartphone verdadeiramente alimentado por IA: o Galaxy S24.

Para nós, usuários mais avançados de IA, as funcionalidades não são exatamente novas, mas é a primeira vez que as vemos integradas em um smartphone (Siri não conta, desculpe).

Novidades para os Fotógrafos de Plantão

Primeiro, aqueles que tiram aquela quantidade excessiva de fotos ganham brinquedos novos e interessantes que:

  • preenchem as bordas das imagens.
  • completam quadros de vídeo que faltam.
  • sugerem ajustes para fotos.
  • apagam reflexos.
  • e muito mais.

Essas capacidades são alimentadas, em grande parte, pelo rival do ChatGPT do Google, o Gemini Pro. O Google também está implementando o Gemini em seus telefones Pixel neste inverno, começando com o Gemini Nano no Pixel 8 Pro.

Funcionalidades que Facilitam o Dia a Dia

1759719914 i841023

Há também algumas funcionalidades que antes exigiam uma intervenção do ChatGPT, como resumos de IA para notas e chamadas, ou e-mails e legendas sugeridos pela IA.

A Função que Estamos Amando

Nossa funcionalidade favorita é algo chamado “Circle to Search” (circule para pesquisar), que é exatamente o que parece: circule qualquer coisa na sua tela para pesquisar perguntas sobre ela.

O “Circle to Search” é um recurso disponível no Galaxy S24 que permite pesquisar detalhes sobre uma imagem ou texto de forma automática, desenhando um gesto simples com a S Pen ou com o dedo. Para usar, é necessário ter uma conexão com a internet. O recurso é ativado nas configurações do aparelho e pode ser utilizado em todas as aplicações que permitem captura de tela. Para fazer a busca, basta manter pressionado o botão home, usar o dedo ou a S Pen para circundar ou tocar no objeto de interesse na imagem, e o telefone realizará automaticamente uma busca na internet relacionada ao objeto selecionado.

circle to search

Além disso, o recurso faz parte das novas funcionalidades de inteligência artificial (AI) do Google, introduzidas nos modelos da série Galaxy S24. Ele permite pesquisar qualquer coisa em seu telefone Android sem a necessidade de alternar entre aplicativos. Você pode selecionar imagens, vídeos ou texto em seu telefone que deseja saber mais, usando um gesto simples, como circundar, destacar, rabiscar ou tocar em qualquer coisa na tela. Este recurso utiliza a IA para fornecer visões gerais potencializadas e ajuda a entender conceitos, ideias ou tópicos com informações úteis reunidas da web.

E a Apple?

Claro, a Apple reina suprema, mas estão atrasados no departamento da IA.

Isso pode ser devido à falta de um modelo de IA proprietário como o Gemini do Google, ou questões de alinhamento interno (a Apple acabou de fechar uma equipe de 121 pessoas que era responsável por melhorar a Siri).

No entanto, as coisas se movem muito rapidamente na IA, e não ficaríamos surpresos se a Apple revelasse um dispositivo de IA de ponta ainda este ano que superasse tudo o resto. Isso é o que eles fizeram com o Vision Pro, que fez os headsets Meta Quest do Zuck parecerem um projeto de ciências do ensino médio.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More