SXSW: Sendo real sobre saúde mental

É inegável a urgência de discutirmos abertamente sobre saúde mental, dado que estimativas apontam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentam transtornos mentais, conforme destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades globais de saúde. Além disso, a OMS avalia que aproximadamente uma em cada quatro pessoas experimentará algum tipo de transtorno mental em algum momento de suas vidas.

Dito isso, a sessão “Mindfulness Over Perfection: Getting Real On Mental Health”, com participação de Selena Gomez, Mandy Teefey, Solomon Thomas, Dr. Corey Yeager e moderada pela Dra. Jessica Stern, lançou luz sobre a importância de encarar não apenas os momentos positivos, mas também os desafios da vida como uma estratégia fundamental para promover a saúde mental. 

Os palestrantes ressaltaram alguns pontos que gostaria de destacá-los:

  • Criar um ambiente aberto para lidar com emoções difíceis, destacando a flexibilidade na abordagem da saúde mental, o enfrentamento da autocrítica negativa e a importância de ser honesto sobre os momentos de dificuldade emocional.
  • A importância de aprender a se comunicar internamente da mesma maneira que nos dirigimos a um bom amigo. Ressaltando a necessidade de controlar os pensamentos para evitar que a ansiedade tome conta.
  • A solidão foi reconhecida como uma oportunidade para expressar quem somos em nossa própria companhia, e os palestrantes destacaram que cada pessoa enfrenta a solidão em seus sentimentos, enfatizando a importância de cultivar uma boa relação consigo mesmo.
  • Os participantes sublinharam ferramentas práticas que auxiliam no autocontrole, como o hábito de escrever os pensamentos, servindo como uma maneira de conectar os pontos dos sentimentos. Embora não resolva totalmente, essa prática pode ser útil na identificação de problemas e na busca por soluções. 
  • A meditação foi apontada como uma prática transformadora na vida, assim como a atenção dedicada ao sono, exercícios físicos, desconexão digital, alimentação saudável e a busca por lugares seguros. A terapia com profissionais da saúde também foi destacada como um espaço seguro para discutir pensamentos e sentimentos.

O que torna essa palestra especialmente interessante é a participação de Selena Gomez, uma atriz com mais de 20 anos de carreira, mais de 420 milhões de seguidores no Instagram e que ostenta o título de mulher mais seguida na plataforma. Ao se apresentar para contar sobre seu projeto dedicado à saúde mental, o Wondermind, ao lado de sua mãe, Mandy Teefey, Selena transmitiu uma sensação de desconforto e constrangimento, perceptível em sua expressão corporal e que ao final foi o ponto principal de discussão entre os presentes.

Essa situação destaca a importância de abordarmos o tema com sinceridade e de dedicarmos esforços na criação de espaços livres de julgamento. Essa abertura é fundamental para que as pessoas se sintam à vontade em sua própria pele, encorajando-as a se expressarem com liberdade – seja quem seja, independente de posição social ou da quantidade de exposição que tenham. Ao final, somos todos seres humanos e, muitas vezes, somos os nossos piores críticos, buscando a aprovação externa, o que nos impede de nos expressarmos plenamente. 

Ao reconhecer e quebrar essas barreiras, podemos construir uma sociedade mais compreensiva e solidária, onde todos sintam que têm o direito de compartilhar suas experiências sem receio de julgamento.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More