Os erros e acertos das marcas nas mídias sociais

Explore o impacto das interações entre marcas e consumidores em “The Social Media Consumer Report” sobre os erros e acertos das marcas nas mídias sociais.

No atual ecossistema digital, a interação entre consumidores e marcas nas mídias sociais se tornou mais do que uma mera conveniência; é uma necessidade estratégica e, mais do que nunca, é preciso estar atento aos erros e acertos das marcas nas mídias sociais para aprender o que funciona ou não.

O estudo “The Social Media Consumer Report“, conduzido pela Hootsuite, traz insights fundamentais para empresas que buscam otimizar suas estratégias de engajamento e alcançar resultados financeiros significativos através dessas plataformas.

Quais são os erros e acertos das marcas nas mídias sociais?

O estudo realizado pela Hootsuite em dezembro de 2023, incluiu mais de 6 mil pessoas de diferentes países, incluindo o Brasil. O relatório não apenas desvenda o que os consumidores valorizam nas interações com marcas nas redes sociais, mas também pontua os erros comuns que podem levar ao desengajamento e, pior, ao unfollow.

Características Desejadas pelas Marcas

  • Autenticidade e Engajamento: Cerca de 65% dos entrevistados ressaltaram a importância da comunicação autêntica para atraí-los. A resposta em tempo hábil a perguntas e comentários foi citada por 53% dos respondentes.
  • Conteúdo de Valor: Postar conteúdo que seja inspirador e educativo é crucial. A pesquisa aponta que 57% dos entrevistados são atraídos por conteúdo inspirador, enquanto 56% valorizam novos aprendizados.
  • Adequação Cultural e de Momento: Comentários sobre grandes eventos, momentos de justiça social ou cultura pop atraem até 55% das interações positivas.

Erros que as Marcas Devem Evitar

  • Clickbait: A prática de criar títulos enganosos foi o erro mais citado, com 76% de reprovação. A lista da Foxfly reforça como esse erro é prejudicial.
  • Conteúdo Repetitivo ou Tedioso: Ambos os tipos são mal vistos por 68% dos entrevistados. O descontentamento é ecoado por múltiplas fontes, reiterando a importância de conteúdo envolvente e original.
  • Falta de Autenticidade: 68% rejeitam marcas que não demonstram genuinidade em suas postagens, um ponto também abordado na Academia do Marketing.

Estratégias para Transformar Seguidores em Compradores

Colorful illustration of diverse crowd of people engrossed in their smartphones. erros e acertos das marcas nas mídias sociais

A pesquisa revela que 75% dos seguidores de marcas nas redes sociais têm a intenção de fazer compras futuras com essas marcas. Este dado sublinha a importância de estratégias de mídia social bem pensadas para converter seguidores em clientes. As postagens compartilhadas são particularmente eficazes, transformando a conscientização em consideração de compra em 82% dos casos.

Dicas para Maximizar o ROI em Mídias Sociais

  1. Evitar Pressa e Conteúdo Superficial: Conteúdos criados sob pressão tendem a ser repetitivos e menos envolventes.
  2. Responder às Expectativas Culturais: Inserir a marca em conversas culturais deve ser feito de maneira autêntica e alinhada com os valores da empresa.
  3. Utilizar Dados para Personalização: Conhecer as preferências do público ajuda a criar conteúdos mais relevantes e atraentes. A importância deste ajuste é salientada por orlacomunicacao.
  4. Focar em Anúncios Sociais para Conscientização: Utilizar anúncios para aumentar a visibilidade inicial e, em seguida, engajar organicamente para conversão.

Old x Gold: comportamentos de marca que não fazem sentido e aqueles que são cruciais para conversão

OLDGOLD
Deixar prazos apertados e expectativas irreais seduzirem a equipe de Marketing a criar conteúdo repetitivo e entedianteUsar dados sobre as preferências da audiência para criar conteúdo social que seja mais sobre eles e menos sobre a marca
Saltar em uma tendência ou meme apenas porque outras marcas o fizeramCriar conteúdo único e divertido diretamente relacionado àquela marca/indústria
Forçar a inserção da marca em conversas culturais mais amplasAproveitar momentos culturais que estejam realmente alinhados com o negócio
Assumir que os seguidores nas mídias sociais não importam para os resultados financeirosTratar os seguidores como um dos segmentos de clientes mais valiosos (e provavelmente não explorados)
Bombardear prospects e seguidores com o mesmo conteúdoCriar estratégias específicas para conquistar novos seguidores e envolver aqueles que seguem a marca
Fazer suposições sobre o comportamento de compra do consumidor com base em idadeCriar uma estratégia social com base nas nuances da base de clientes, e não em generalizações demográficas amplas
Esperar que cada anúncio social gere receita diretamente atribuívelUsar anúncios sociais para aumentar a conscientização da marca no topo do funil
Acreditar nos artigos que afirmam que as mídias sociais orgânicas estão mortasIncentivar conversões em conteúdo orgânico, porque essa audiência provavelmente está mais preparada para comprar
Criar conteúdo com o objetivo de viralizarTornar o conteúdo o mais compartilhável possível

O estudo da Hootsuite é um lembrete de que as marcas devem ser estratégicas e intencionais em suas interações nas mídias sociais. Aqueles que entendem e respeitam as expectativas de seus consumidores não apenas evitam os erros fatais, mas também pavimentam o caminho para um relacionamento duradouro e lucrativo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More