Exclusivo: Veja agora a versão beta do #NovoFacebook

A empresa do Mark enviou convites para alguns usuários testarem a nova plataforma, veja como deve ficar em breve!

No último dia 5, o Facebook enviou o convite para alguns usuários da plataforma para terem acesso a nova versão beta – de navegador. Depois do seu anúncio no começo do ano, finalmente temos o novo visual para entender a navegação e funcionalidades.

Fui um dos convidados para testar a plataforma, e logo abaixo você verá alguns vídeos do meu perfil pessoal, então – claro – alguns cliques não estarão nos vídeos, mas as grandes mudanças estão.

All-Mobile

No geral a nova página está all-mobile, com ícones como foco principal de navegação, e setas para retornar ou clicar no logo do facebook para retornar sempre para sua HOME.

Sua timeline está em uma linha única, e o chat – até o momento – esta similar a versão do Messenger de Android, você clica no box de chat, busca o nome da pessoa e abre uma aba de conversa. Ao minimizar a aba, você terá a bolinha do chat com o avatar da pessoa que esta falando, a disposição, até clicar no X da bolinha.

O Stories ganha uma página exclusiva, igual a das abas de cada um dos itens do menu superior novo. Ao clicar em um stories, você terá na lateral esquerda, todos os amigos que publicaram recente e uma visão primária da storie.

Screen Shot 2019 09 06 at 045503

Perfil Pessoal

O avatar ficará centralizado, e tanto o perfil quanto a página devem ganhar um menu logo abaixo do nome – retornando o FB aos tempos antigos.

Para publicar, você deve (ao menos até o momento) clicar em um botão de ADD A POST e abrirá uma nova janela para fazer a ação. E o grande destaque fica para os novos cards de Facebook que agora contam com fonts diferenciadas — Sim, o FB permitirá agora que você utilize outras fonts além da padrão na sua timeline.

Criar Posts

Nesta versão beta, você terá um botão para fazer um novo post, uma nova janela vai abrir, e ali existem todas as opções atuais, incluindo as novidades de cartões com fonts diferentes.

Notificações

As notificações agora são mais importantes! Assim como na nova versão do mobile, você seleciona o sino, e terá acesso a todas as notificações da plataforma. Clicando em uma notificação, você tem acesso direto ao post.

Facebook Watch

A aba do Watch – iniciativa de vídeos on demand do Facebook – ganha um lugar premium que te permite criar uma lista de vídeos – e páginas criadoras de vídeos que você curte – para sempre aparecerem em destaque.

Páginas

As páginas serão um problema para readaptar todo o conteúdo já publicado até hoje. A estrutura é idêntica ao do perfil, com mudanças pequenas. Confira:

Pesquisa

Finalmente a barra de pesquisa está funcional! Veja o exemplo de busca por um amigo, e os resultados. (Aqui você também vê como está o chat)

E como está?

Esta em fase beta como a própria plataforma diz, e pede feedback para melhorar e identificar o que funciona e o que não funciona. Está mais rápido. Para quem usa via web, que não é a maioria – a sensação é de que a plataforma quer te isolar em cada ação. Não é fácil mais fazer multi-tasking, mas será rápido navegar e retornar para páginas anteriores.

A curva de aprendizado será rápida para quem já tem a nova versão mobile, mas será de algumas horas para quem não tem a versão.

Um exemplo: Quando você recebe uma notificação sobre um post em um grupo, você receberá uma notificação visual no sino, se você clicar no sino das notificações, você vai verá o conteúdo a direita, mas caso optar por ir até o grupo (sem ser pela notificação), você vai ver todo o conteúdo a esquerda. Essas pequenas coisas podem confundir alguns dos usuários.

Depois de testar e retornar para o antigo, percebi o quanto está realmente está datado e precisa de uma reformulação. Então, que venha a nova versão já polida e prontinha para todos utilizarem. – Lembrando que toda a versão acima é beta e muito ainda pode mudar.

E você, o que achou?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More