As 100 músicas mais tocadas, em diversos países, para gente pensar sobre a cena musical

A Apple Music tem uma série de TOP 100, com playlists divididas por países. São várias. Desde os países maiores como os Estados Unidos até países bem menores, como o Azerbaijão, o Bahrain ou a Armênia.

Pensei “oba, volta ao mundo sonora”, bora conferir o que toca nesses vários países espalhados pelo nosso planeta.

E foi aí que a minha curiosidade musical virou curiosidade atropológica. Porque em 3 minutos eu cheguei a duas conclusões importantes:

  • são as mesmas músicas no mundo todo
  • as listas são muito ruins (mais sobre isso em um instante)

O mundo globalizou de fato, já sabemos disso desde a década de 80. Mas não dá para negar que culturalmente pagamos o preço de uma crescente aniquilação de culturas locais. O mesmo rapper que toca na rádio americana, toca no Azerbaijão. A internet, com seus videos e seus streams, nivelou os ouvidos de todo o mundo.

Por que ainda existe o “mainstream”?

Com relação à qualidade das listas, sinto muito mas vou ter que assumir uma visão pessoal. é ruim demais. Não costumo ter muitos preconceitos em relação à música, algo que faz parte da minha vida intensamente desde a adolescência. pelo contrário, adoro buscar coisas diferentes, até as mais bizarras e obscuras. Mas simplesmente não consigo entender como , dentro de um acervo de… MAIS DE 50 MILHÕES DE MÚSICAS a distância de um clique, a chamada indústria fonográfica continue com tanto poder de influência. E pior: co-autora de um mainstream raso, sem autenticidade nenhuma e sem nenhuma diversidade de gênero, expressão da moda que funciona mais na cabeça das pessoas do que na prática.

Diversidade de gênero. Musical.

Difícil não puxar a carteirinha de tiozão, mas “na minha época”, tinha Rolling Stones, tinha MPB, tinha música caipira, tinha pop nacional e pop gringo. Era misturado.

Screen Shot 2019 10 25 at 8.41.28 AM
Não é questão de melhor ou pior. Mas era mais eclético.

Claro, continuam disponíveis (50 milhões!). Mas estou falando dos TOP 100. As músicas que são mais tocadas. Tudo igual, tudo do mesmo gênero e – muitas vezes – dos mesmos artistas. Tudo certo, estão fazendo a arte deles, respeito. Mas convido a todos que posso que ambicionem mais, pesquisem mais e aproveitem a tecnologia de 2019 para assumir uma pro-atividade em relação ao que você ouve. Você e, principalmente, a molecada.

Enfim, dá uma conferida em algumas dessas playlists TOP 100 abaixo e me diga o que pensa do assunto nos comentários. É uma oportunidade de dar uma olhada geral na cena musical do planeta.

TOP 100 GLOBAL

TOP 100 Estados Unidos

TOP 100 Brasil

TOP 100 Filipinas

TOP 100 Egito

TOP 100 Emirados Árabes

Já deu pra sentir né? Para ouvir listas de outros países, acesse seu serviço de stream preferido, todos eles tem algo parecido.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More