A NASA vai mapear água na Lua em 2022

A NASA confirmou, por meio de seu site oficial, os planos de enviar um rover para mapear a água existente na Lua. A agência deu detalhes sobre a missão Viper, revelando, por exemplo, a data prevista de pouso em solo lunar: dezembro de 2022. A partir daí, o rover ficará na Lua durante um período de 100 dias, “farejando” e registrando todas as fontes de água existentes ali.

nasa 2

O trabalho será possível graças a uma broca existente no Viper que é capaz de perfurar em até um metro a superfície lunar, colhendo amostras e armazenando dados que serão utilizados futuramente para o planejamento de novas missões, desta vez tripuladas, que estão marcadas para acontecer a partir de 2024. Todo o projeto em questão começou a ser desenvolvido em 2018, quando a NASA confirmou a existência de água congelada na Lua.

Por isso, o objetivo agora é entender de onde essa água está vindo e de que quantidade estamos falando – para descobrir, por exemplo, se é possível que seres humanos sobrevivam ali.

nasa 1

O cientista de projeto da missão, Anthony Colprete, contou via nota no site da NASA que o Viper vai entregar as localizações exatas onde há a maior concentração de água e o quão fundo seria necessário ir para chegar a ela. O robô coletará amostras do solo afetadas por diferentes condições de luz e temperatura, de forma a produzir um mapeamento geral.

Assista ao vídeo que detalha a missão aqui:


Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More