Boas novas do universo da Moda – Parte 1

Que a indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta, todos sabemos, mas o fato é que, nos últimos anos, grandes esforços têm sido empregados para minimizar o impacto disso na natureza e tendo como base, claro, a sustentabilidade que, mais do que uma palavra super em voga, é uma medida urgente no mundo em que vivemos, em todos os segmentos possíveis.

Um bom exemplo disso vem da H&M – famosa rede sueca de fast fashion – que desenvolveu um sistema de reciclagem de roupas usadas através de uma máquina batizada de “Looop” e cujo processo, feito por técnicos e cientistas, fica ao alcance dos olhos do público numa das lojas da marca, mais precisamente na unidade da Rua Drottninggatan em Estocolmo.  

HM 1

O trabalho começa com a lavagem da roupa velha, que em seguida é desfiada e penteada, Nesse momento algumas fibras – também de origem sustentável – são adicionadas para fortalecer o novo fio obtido e, aí sim, o próximo passo é a produção de uma nova peça de roupa, sem uso de água ou produtos químicos, dando sentido ao princípio da circularidade das roupas. 

A H&M cobra entre 10 e 15 euros dos consumidores que quiserem utilizar a Looop e toda a renda está sendo revertida pra pesquisa.
O plano é que até 2030 toda a produção da marca seja de materiais reciclados ou adquiridos de uma forma mais ecológica.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More