Tik Toker recriou os óculos Macgyver que bloqueiam seu rosto em câmeras de segurança

Óculos de contra ataque à supervisão ostensiva faz sucesso e reabre debate sobre a privacidade

O Tik Toker Andi Aston – @andipdx, residente de Portland no estado de Oregon, faz várias postagens divertidas e criativas, na maioria das vezes, testando recursos mirabolantes que aparecem na cultura popular, redes sociais ou na tv.

Um dos seus vídeos está fazendo muito sucesso por desafiar os sistemas de reconhecimento facial que estão se tornando cada vez mais populares, principalmente nas grandes metrópoles da Asia e da Europa. Conhecido como Real-Time Facial Recognition, a ferramenta é uma grande aliada à lei, na busca de infratores, criminosos e fugitivos.

@andipdx

Should I continue this series?

♬ original sound – Andi Aston

Por mais promissora que seja a ferramenta, há um debate global sobre a exatidão das imagens analisadas e principalmente sobre os temas: privacidade e quebra da liberdade individual, remetendo ao clássico 1984 de George Orwell.

A pergunta é:  Vale realmente a pena toda essa vigilância em prol da segurança que esse tipo de sistema tem o propósito de trazer?

O vídeo ganhou notoriedade no Reddit e faz uma sátira ao antigo personagem Macgyver, que ficou famoso por criar armas ou ferramentas incríveis com poucos recursos, e nele, Andi constrói um par de óculos com muita simplicidade, capaz de hackear a tecnológica de ponta, garantindo a privacidade do transeunte.

Por mais curioso que seja, o vídeo confirma o eterno jogo de gato e rato que a criatividade e a tecnologia podem proporcionar. Seja para o bem ou para o mal, o discurso da privacidade entra mais uma vez em pauta e os fabricantes de bugigangas xing ling tremem a mão para trazer os óculos ao mercado ocidental o mais rápido possível.

Thanks @maridsp e @triplays. Fonte: Reddit e Tik Tok

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More