UoD/FS Doc: a trajetória de Viola Davis até a consagração

Uma mulher negra, que desbravou os preconceitos de Hollywood para colocar seu nome no panteão das grandes atrizes.

Viola Davis possui três indicações e um prêmio de melhor atriz no Oscar, já venceu também um Emmy (televisão) e um Tony (teatro), conquistando assim a “tríplice coroa da atuação”. Uma mulher negra, que desbravou os preconceitos de Hollywood para colocar seu nome no panteão das grandes atrizes.

Mas Davis começou no teatro, mais precisamente na Broadway, em 1996. No cinema, sua primeira aparição foi em 2002, no longa “Voltando a Viver”, em que apareceu em apenas uma cena, sem qualquer fala. Mesmo sob essa circunstância, a presença de Davis nas telas fora tão impactante que ganhou uma indicação ao Independent Spirit Award, por atriz coadjuvante.

Em 2008 veio seu primeiro grande papel: Dúvida. Oito minutos em cena para conquistar uma indicação ao Oscar, também como melhor atriz coadjuvante. Mas sempre coadjuvante, nunca protagonista.

Viola foi uma precursora para mulheres negras em Hollywood. Existia pouco espaço – e precisou de um talento descomunal, impossível de não ser notado, para aos poucos ir abrindo os caminhos.

Em 2012, Davis foi indicada pela segunda vez ao Oscar, agora como Melhor Atriz, pelo filme “Histórias Cruzadas”. Foi controverso, pelo olhar da branquitude impressa pelo diretor do filme. A atriz interpreta uma empregada doméstica.

Foi para a linha de frente. Manifestou claro desejo de ter as mesmas ofertas de papéis que nomes como Jane Fonda e Meryl Streep tinham. Ganhou uma série para protagonizar: “How To Get Away With Murder”, pela qual ganhou seu primeiro Emmy.

Foi com essa série que ela se consolidou como uma das atrizes mais queridas e prestigiadas pelo público e pela crítica. Paralelamente, ela ganha um Tony pela montagem de “Um Limite Entre Nós” na Broadway.

Quinta de seis filhos, com um pai alcoólatra e às vezes violento, a jovem Viola costumava ter problemas na escola e passava fome. Sua família nem sempre tinha dinheiro para água e sabão, muito menos café da manhã e jantar. Bater de frente com o mundo é uma tarefa difícil, mas há gigantes nesse mundo que estão dispostos a enfrentar.

Também não deixe de conferir outros episódios dessa série:

George Lucas

Juliette Freire

Zack Snyder

Jeff Bezos

Free Fire

Boca Rosa

Elon Musk

Melanie Perkins

Fred Desimpedidos

Uber

Pixar

Friends

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More