Arte gerada por IA ganha concurso de artes plásticas

Foi só depois que o prêmio foi concedido que Allen revelou que havia criado sua obra usando um gerador de arte de IA baseado em Discord Midjourney.

Os geradores de arte de IA têm causado um enorme impacto na arte nos últimos meses. O mais recente gerador de ferramentas, incluindo DALL-E 2, MidJourney e Stable Diffusion são capazes de criar uma incrível gama de imagens geradas a partir de instruções de texto – você basicamente diz a eles o que você quer que eles criem, seja uma mistura do Bob Esponja com o Godzilla, uma paisagem futurista surreal ou uma arte em estilo renascentista. 

cópia de AI Painting image via Midjourney Discord Server

Isso tem gerado um grande debate existencial sobre o que acontecerá com artistas, fotógrafos e designers, sempre com uma preocupação sobre uma eventual substituição de criativos humanos, por Inteligencia Artificial.

Agora, para colocar lenha nessa fogueira, uma arte feita por IA acabou de ganhar uma competição de arte, entre artistas humanos.

A arte gerada por IA programada por Jason Allen ganhou o primeiro prêmio na Feira Estadual do Colorado, com a obra Théâtre D’opéra Spatial. É uma cena épica de fantasia sci-fi, que parece mostrar mulheres em vestidos elaborados, olhando para fora através de um enorme portal circular. E foi só depois que o prêmio foi concedido que Allen revelou que havia criado sua obra usando um gerador de arte de IA baseado em Discord Midjourney.

Allen, que é o fundador e desenvolvedor principal da empresa de jogos de tabuleiro Incarnate Games, teve sua premiação suspensa.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More