Girls In The Windows, a foto mais famosa de Ormond Gigli

gow1

“Girls in The Windows” (1960)

Em 1960, o famoso fotógrafo das celebridades da TIME e da LIFE, Ormond Gigli ficou sabendo que o prédio do outro lado da rua de seu estúdio na East 58th Street em NY, seria demolido. Inconformado, resolveu tentar imortalizar o edifício da maneira como podia e resolveu preencher cada uma das 43 janelas do prédio condenado com uma modelo em vestido de gala bem colorido para contrastar com a fachada completamente marrom do prédio. Um Rolls Royce deveria ser estacionado na calçada.

gigli7

Gigli planejando a foto em meio aos trabalhadores

No dia anterior à demolição, Gigli encaminhou suas 43 garotas (entre elas sua esposa e a esposa do supervisor da demolição) para o outro lado da rua, onde entraram com dificuldade com seus sapatos de salto em meio aos destroços e subiram pelas escadas escuras do prédio abandonado. Depois, pegou sua máquina, seu tripé, um megafone e se colocou na escada de incêndio de seu próprio estúdio, de onde precisou dirigir a foto em tempo recorde, pois só tinha o curtíssimo período de almoço dos operários encarregados da demolição.

gow2

Detalhe das modelos, todos com sapatos de salto alto

Algumas modelos mostraram muita coragem, se posicionando da maneira mais visível possível na janela, avançando no precário parapeito.

gow3

“A foto saiu como planejado. O que parecia para alguns algo muito perigoso ou difícil de ser feito, acabou se transformando na realização de uma fantasia e a minha mais memorável fotografia. Ela tem sido premiada desde então. A maioria dos fotógrafos sonham com uma “foto-assinatura” pela qual sejam eternamente reconhecidos. Girls in The Windows é a minha”

gigli1

Entre as celebridades que ormond Gigli fotografou, estão Sophia Loren, Gina Lollobrigida, Anna Moffo, Anita Ekberg, Marcel Duchamp, Willem de Kooning, John F. Kennedy, Halston, Diana Vreeland, Marlene Dietrich, Leslie Caron, Judy Garland, Liza Minnelli, Barbra Streisand, Laurence Olivier, Alan Bates, Richard Burton, Louis Armstrong, Miles Davis, entre outras.

Não descobri se ele ainda está vivo, mas se estiver, tem hoje 89 anos. Recentemente seu estudio, mais outros aptos do mesmo prédio de onde tirou a foto, e que comprou com o sucesso dela, foram vendidos por 5 milhões de dólares. Click poderoso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More