O lambedor de Iceberg

Uma das minhas vontades com o novo tema era acabar com a lambida de iceberg.

Pensa comigo: são mais de 10 anos e mais de 30 mil posts.

E mesmo assim, todos os dias, milhares de pessoas vêm dar só uma lambidinha no nosso iceberg.

Mas a culpa não é dos lambedores. Eu também sou um, assim como você. Pegamos esse hábito com os jornais, revistas, seriados de TV. Tudo isso isso feito para ser lambido, mídia-pirulito.

drill2No caso do UoD isso sempre me deu dó porque a maioria dos nossos posts são atemporais. São referências, pensamentos, provocações.

Nosso conteúdo é “não-jornalístico”, como gosto de dizer por aí só pra irritar meus amigos jornalistas. Mas é só porque nossa dinâmica é diferente: não vamos atrás da pauta, ela é que vem atrás da gente. Somos atropelados por alguma coisa tão absurdamente bacana que só nos resta encostar a vida no acostamento, ligar o pisca-alerta e escrever o post. Escrevemos para nos livrar do post engasgado, dessa vontade incontrolável de mostrar para todo mundo o que a gente achou e não pela obrigação diária com a notícia.

Enfim, para ajudar nossos leitores a irem além da lambidinha básica, estamos desenvolvendo umas picaretas digitas para ir mais fundo no nosso iceberg. Além da preocupação com UI, investimos tempo pensando em UX, como diria o Fabrício Teixeira, nosso guru da arquitetura de informação.

Destaco duas, se você tiver mais alguma ideia de picador de gelo digital, me mande por favor.

icelicking1

01. CONSUMINDO POSTS EM PLAYLISTS.

Hoje em dia a gente escuta música por playlist, por humor. Nossos posts também poderiam e deveriam ser consumidos assim, por humor. Por isso agora o UoD tem 6 playlists principais, além do geralzão com todos, na home:

  • Criatividade (propaganda fica aqui)
  • Música
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Entretenimento
  • Comportamento

Sabe aquele quadradinho vermelho no canto superior esquerdo da tela?  É ali.

Sim, é um menu. Mas mais ambicioso.

Cada playlist tem sua homepage. Com direito ao mesmo super grid turbinado que recarrega por ajax (sem precisar carregar a página). E assim fica mais fácil de cair em tentação e sair lendo seu playlist favorito, dependendo do seu humor.

Acordou curioso sobre as regras do planeta? Playlist Ciência.

Seu chefe te fez pensar até onde o ser humano pode chegar? Playlist Comportamento.

E assim vai.

02. NO FINAL DE CADA POST, 2 SUGESTÕES. NÃO RECENTES.

Uma sugestão de post alcançado por uma picaretada. E a outra alcançanda por uma daquelas sondas de perfurações profundas.

Então é isso.

Tem outras mil novidades, deu um trabalho danado, mas a de hoje é essa. E é uma das minhas preferidas porque tem a ver com a nossa vocação, nosso compromisso com a sua inspiração, com a sua curiosidade. O que a gente quer é escrever uma enciclopédia, um pouquinho a cada dia, post por post. Dividir nossos achados e o que aprendemos com eles.

Não vamos entrar no rat race dos likes. Isso é coisa de Gugu e Faustão (tô velho, escoha aí um exemplo mais moderninho. mas você entendeu). Sei que impressões e reações são importantes para o negócio, mas posso garantir que aqui isso vem como consequência e NUNCA será nosso objetivo, mesmo que a gente não ganhe tanto dinheiro. Em compensação, quando a gente morrer a gente vai pro céu mais rápido.

CONCLUINDO:

Queremos todo mundo revirando nosso baú de posts, nosso iceberg. Conteúdo bom merece ser acessado com mais facilidade e não só na primeira página.

Isso é pensamento de banca de jornal. Coisa de quem lambe iceberg. E ainda fica com a língua grudada.

PS: ainda estamos pisando nos bugs. Tem imagens faltando, e você esbarrar com uma ou outra encrenca. Mas somos assim, update or die, sabe como é. Sugestões? Mandaí pls! Esse espaço é nosso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More