O Poliglota

Márcio Moreira, então Diretor Intergaláctico de Tudo no Sistema McCann Mundial, me mandou pra participar de um projeto global. Lá fui eu, em missão.

Alemanha, Frankfurt, Janeiro, 5 graus negativos. Mais frio dentro de mim do que lá fora. Direto do aeroporto, aqui estou na reunião de staff do nosso escritório local: 19 alemães + Gerry + eu.

Gerry é um americano midwest da gema, com quem trabalhei no Brasil anos atrás. Boa praça, fanático pelo nosso país, corinthiano instantâneo e detentor de um limitado vocabulário Português de sobrevivência, arduamente aprendido na marra em dois anos aqui. Muito precário em Português.

Recém- chegado à Alemanha, Gerry já está irremediavelmente inadaptado. Não queria ter sido transferido pra lá e fazia questão de deixar isso claro a todos, principalmente aos alemães.

Mas não podia perder a oportunidade de subir na carreira, o que provocou outra colisão frontal com os colegas locais aspirantes ao mesmo cargo. Eles não são antiamericanos: são anti-Gerry.

O Presidente dá as boas-vindas a mim, anuncia que trabalharei com a equipe alemã durante algumas semanas no projeto do lançamento mundial de um carro da Chevrolet/Opel. Fala em Inglês, impecável.

Agradeço também em Inglês, nada impecável, mas muito melhor do que meu Alemão, inexistente.

Começa a reunião. Todos reportam seus projetos, detalham os próximos passos, prazos, responsabilidades. Em Alemão!

Duas horas encantadoras, para mim e para o Gerry, que não entendemos nada. Se ele não conseguiu aprender Português em dois anos na boa-vida e hospitalidade brasileiras, seria impossível ele entender Alemão em tão pouco tempo e com tantos inimigos.

Fim da reunião, todos se levantam. Solenemente, Gerry pede licença para também dizer algumas palavras a meu respeito. Em Inglês: “Agradeço a vinda do Percival para trabalhar conosco nesse projeto. Já trabalhamos juntos no Brasil e acho importante explicar a vocês como melhor aproveitar estilo e o talento do Perci. Farei isso no idioma do seu maravilhoso país, que me acolheu como um filho”.

Aí Gerry muda para o Português. Quer dizer, muda para uma enxurrada de expressões do dia a dia, cujo som ele ainda vagamente lembra. E com sotaque.

“Não empurra, não empurra, cadeira cativa, setor azul, Pacaembu!”. Gerry diz isso com a eloquência de uma calorosa saudação.

Quase às lágrimas, não se contém nos elogios a mim: “Caipirinha, a minha sem açúcar e muito gelo, que horas são. Minha picanha é ao ponto e sem fritas, então tudo bem, vai se fode você, cara.”

Complementa: “Timão, Timão, Salve o Corinthians, campeão dos campeões!” – mas não canta, apenas fala veemente e categórico, como se estivesse afirmando algo sério.

E o gran-finale, apontando para mim, de forma eloquente: “Cumbica, me chama um carro, Rua da Consolação, tô sem trocado, que merda ser esta? Este campanha está uma porqueria!”

Depois de uma pausa emocionada, fecha o discurso dirigindo-se a mim, em Português: “Tudo bem, eu ferrou eles, fala verdade.”

Comovido, só me restou agradecer tão amáveis palavras, diante dos alemães, perplexos.


Texto publicado originalmente no Blog do Perci

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More