Como segurar seu iPhone na hora da foto

gripdest

Cliiiiiiiiique.

Você sabia que o clique da foto, no iPhone, é mais lento do que na maioria das câmeras?

Quer dizer, um clique é um clique. Mas o “abre-e-fecha” do obturador (tem até aquela animaçãozinha faz de conta) é mais preguiçoso do que o normal porque o sensor dentro do celular é muito pequeno.

Se você for fazer uma foto com bastante luz, na praia por exemplo, não tem problema nenhum.

Mas se estiver um pouquinho escuro, como dentro de casa ou depois que o sol já se pôs, é preciso ter mãos de estátua para conseguir uma foto nítida e no foco. E, ninguém tem, só as estátuas mesmo.

Pode parecer um detalhe bobo, mas na verdade o subestimado clique é,  provavelmente, o momento mais importante de uma boa foto. Afinal, tudo tem conserto, menos uma foto fora de foco (estão providenciando, existe o recurso no PS, mas vamos deixar a gambiarra de lado).

Pensa bem.

No iPhone você tem duas opções: ou encosta seu dedo em um botão virtual na tela, ou clica no botão de volume (que era uma boa ideia, mas que na prática é meio duro e balança o iPhone).

Ou seja, em se tratando de iPhone, você não clica coisa nenhuma. Você cutuca uma tela.

tremedest

NO iPHONE VOCÊ NÃO CLICA UMA FOTO. CUTUCA.

Então, o que fazer?

Bom, cada um tem os seus truques. Listei alguns aqui, mas sem a pretensão de ser regra para todos. São só dicas, para você experimentar e ver se tem a ver com você ou não.

Vamos lá.

COMO SEGURAR O iPHONE

01. JEITO CAMERA

Keep-iPhone-Steady-1

Como uma máquina fotográfica, usando as duas mãos e o botão de volume.

A maioria das pessoas faz fotos assim. Costuma funcionar para situações mais tranquilas como uma foto de amigos, com todo mundo quietinho esperando você fazer a sua parte.

Duas mãos podem significar mais estabilidade, ou o dobro de chance de movimentos involuntários, dependendo do seu grau de desengonçamento.

Segredo matador: faça uma pequena pressão para cima, com os 2 polegares, como se fosse quebrar o celular no meio.

02. JEITO UPDATE OR DIE JEDI NINJA ADVANCED

Holding-iPhone

“Olha mãe! Com uma mão só!”

Indicador na parte de cima, mindinho na parte de baixo, os outros 2 dedos atrás e o polegar solto.

Calma, é bem mais simples e seguro do que parece.

Você vai precisar usar algumas vezes até se acostumar, mas vai pegar o jeito rápido e não vai mais querer mudar. Parece que o iPhone vai cair, mas não cai, fica bem preso. E o polegar fica livre para clicar e fazer ajustes rápidos. Esse é o melhor jeito para fotografar em movimento, improvisar, mudar ângulos rapidamente, alternar entre landscape e portrait em um piscar de olhos e fazer fotos sem que ninguém perceba.

Segredo matador: muita gente não sabe que o “clique” no iPhone acontece quando você levanta seu dedo e não quando encosta. Então, mantenha seu dedo já no botão e levante-o suavemente na hora da foto, evitando assim a famosa “cutucada”.

03. EXTRAS

Existem outras coisas que garantem uma foto totalmente no foco.

a. um tripé, obviamente (embora seja meio antagônico com a proposta de fotografar com iPhone).

b. o fone de ouvido. Clique no botão de volume, assim você não precisa encostar no celular. Otimo para usar com o iPhone apoiado em algum lugar ou para fazer fotos street, sem ninguém perceber.

c. Se não der para apoiar o iPhone, apoie seu corpo. Na parede, na árvore, cotovelos fechados, etc.

d. Não prenda a respiração, é pior. Faça a foto depois de uma expiração.

Parece muita coisa para um simples clique, mas são dicas muito simples de incorporar e que uma vez habituado, podem fazer MUITA diferença nas sua fotos. Espero que ajude nas suas próximas fotos.

Se tiver outras dicas, comentários por favor.

[via]

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (13)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More